Festitália agita a bela Blumenau e região catarinense

Festitália reúne música e gastronomia típica, apresentações culturais e shows, em dez dias destinados à Festa típica dos blumenauenses.

Em 2018, a Festitália estará sua 25ª edição e acontecerá de 13 a 22 de julho;  no Parque Vila Germânica, na cidade de Blumenau.

Origem da Festitália

A Festitália surgiu em 1994, fruto do ideal dos integrantes do Circolo Italiano di Blumenau em resgatar; manter e incentivar a cultura italiana e o amor pela Itália.

Festitalia (foto http://turismo.sc.gov.br/institucional/)
Festitalia (foto http://turismo.sc.gov.br/institucional/)

Desde a primeira edição, a Festa típica acontece na Vila Germânica (antiga PROEB). No primeiro ano a maior atração foi a Orquestra Zaccharo de São Paulo e os conjuntos regionais, com prestígio e incentivo.

Na segunda edição, buscou-se melhorias e foram oferecidos ao público expoentes da música italiana. E a partir da terceira edição, ela se consolidou como uma festa de família e de encontro de amigos. Nas edições mais recentes os organizadores buscaram oferecer espaços mais amplos ao público; além de consolidar a Festa como um evento gastronômico, trazendo pratos típicos e vinhos de excelente procedência.

A a Festitália é atualmente um festival gastronômico e cultural; no qual as maiores atrações são os pratos típicos e as apresentações de grupos folclóricos, cantores e conjuntos musicais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *