Deseja saber como criar uma estratégia de mídia social de baixo custo para impulsionar os resultados de sua empresa? Confira como aqui neste artigo!
Não é segredo que as redes sociais tem um enorme potencial para os negócios, sejam para pequenas, médias ou grandes empresas, pois o grande número de acessos diários e públicos interessados nos mais diversos nichos, além disso, se conectam as mesmas a maior parte do dia. Consumindo não apenas fotos, vídeos engraçados e informações, mas também produtos e serviços.
As vendas online cresceram exponencialmente, não apenas através das lojas virtuais como o site Amazon é confiável, por exemplo, mas também o número de conversões nas redes sociais. Ou seja, a necessidade das empresas hoje, de se posicionarem nas redes sociais para fazer crescer o seu negócio, a sua marca e, claro, aumentar as suas vendas é alta.
O raciocínio é que: eles podem chegar ao seu cliente potencial a um custo menor e com maior precisão do que o marketing tradicional.
Mas normalmente param na hora de contratar um profissional ou agência digital, ou, preferem economizar dinheiro e realizar o seu plano sem um olhar profissional (um grande erro) e a sua gestão…. E os resultados são muito ruins e levam à frustração e decepção.
Em geral, existem três obstáculos principais que as empresas enfrentam em relação à presença de sua marca nas redes sociais:
Portanto, se você é dono de uma pequena empresa, média empresa que atua com investimento de Family Office, ou, de uma empresa local, compartilhamos com você algumas dicas para que possa criar passo a passo a sua própria estratégia de marketing e também gerenciá-la, principalmente se você não tiver um grande orçamento.
Confira a seguir quais os principais passos para criar uma estratégia de mídia social de baixo custo:
Reserve um tempo para analisar seu mercado, sua concorrência, seu próprio negócio. Em seguida, defina os objetivos e metas. Pesquise no Google como está a tendência do seu mercado: google Trends.
Analise a sua concorrência: pesquise no Google usando o nome da sua empresa, o seu tipo de serviço ou produto e veja como os outros o fazem nas redes sociais.
Pense e reflita na qualidade do seu produto ou serviço (as redes sociais não melhoram a qualidade), como está o seu atendimento? Pergunte aos seus clientes e ao público em geral (formulários de pesquisas).
Descreva as metas e objetivos, por exemplo: tornar meu negócio mais visível, ter mais vendas, atrair mais clientes, etc. Defina métricas para comparar mês a mês.
Defina o seu público ideal, identifique quem são, onde estão, quais são as suas preferências e em que redes sociais participam.
Descreva o seu cliente ideal e busque todos os detalhes dessa pessoa para conhecê-lo ao máximo.
Descubram quais são as suas necessidades e o que deseja resolver ou alcançar com o seu negócio, ou melhor, com os seus produtos ou serviços. Localize-os geograficamente e segmente-os, através de ferramentas como o Google Analytics ou oferecidas pelas próprias redes sociais na conta profissional.
Selecione uma ou duas redes sociais para trabalhar em seu plano, dependendo de seus objetivos:
Criar seu próprio plano de conteúdo é a chave para o sucesso nas redes sociais. Selecione a quantidade e a qualidade do conteúdo a ser compartilhado. Conteúdo da empresa e do setor (fotos, textos e vídeos). Crie um cronograma ou calendário de publicação ideal para suas postagens (dias de publicação e agora).
Um plano de conteúdo é pensar no conteúdo que você vai compartilhar para alcançar seus clientes em potencial e atingir as metas de seu negócio. Não compartilhe seus produtos ou apenas sua oferta. Mostre os problemas que sua empresa e seus serviços resolvem.
Um calendário de publicação é uma planilha ou programação que ordena e programa o que será publicado a tempo de agilizar o gerenciamento. Tente agendar com 30 dias de antecedência.
O uso de ferramentas permite que você agilize o processo de criação de publicação e controle de conteúdo, economizando tempo e dinheiro.
Você não pode pensar em atingir seu público-alvo com sua mensagem para que eles o conheçam ou descubram sobre seu produto, se você não fizer um mínimo de publicidade e promoção do seu negócio.
Tal como no Marketing tradicional onde ainda se utilizam os meios gráficos, o rádio e a televisão. Você deve ter publicidade online e economizará até 30% e será mais eficaz do que a publicidade tradicional.
Registre uma conta de publicidade em anúncios do Facebook ou Google adwords. Pense em promover o seu negócio com publicidade online mensalmente.
Crie concursos ou promoções para datas especiais ou importantes para o seu negócio e divulgue nas redes sociais.
Meça as ações realizadas. Colete as estatísticas, para comparar com as métricas selecionadas mês a mês, para ver se avançamos.
Ter um plano de manutenção para sua estratégia de marketing digital que possa ser revisado e alterado a cada 3 meses é vital. Na etapa anterior analisamos as ações do dia a dia e nesta revisamos os dados trimestrais para saber se é necessário mudar de rumo.
Com base nas estatísticas, verifique os resultados e compare-os com os objetivos e métricas. Corrija as ações para alterar os resultados. Analise, tome decisões e reinicie o ciclo revisando cada etapa.
Pois bem, amigos, empresários e empresas, estes são os passos mínimos e de uma forma geral para que consigas gerir a presença da tua marca nas redes sociais.