PSC UFAM 2027 terá inscrições de 18 de setembro a 6 de outubro; veja etapas e prova
A Universidade Federal do Amazonas abrirá as inscrições do PSC UFAM 2027 entre 18 de setembro e 6 de outubro de 2026. O Processo Seletivo Contínuo é destinado a estudantes que concluíram em 2026 a 1ª, a 2ª ou a 3ª série do ensino médio, com provas marcadas para 29 de novembro.
A seleção é organizada em três etapas, correspondentes às séries do ensino médio. Nesta edição, a 1ª Etapa corresponde ao Projeto 2029, a 2ª Etapa ao Projeto 2028 e a 3ª Etapa ao Projeto 2027. As inscrições serão feitas pela internet, no sistema PSConcursos da Comissão Permanente de Concursos da UFAM, a Compec.
Prazo de inscrição e taxa
O período de inscrição vai das 10h de 18 de setembro até as 17h de 6 de outubro de 2026, no horário oficial de Manaus. A UFAM definiu taxa de inscrição de R$ 105, com pagamento pelo PagTesouro até 6 de outubro de 2026.
Os candidatos devem conferir os dados informados no cadastro, como e-mail, CPF e a etapa escolhida, antes de finalizar o procedimento. A universidade também orienta a leitura do edital correspondente à série cursada em 2026. No calendário do processo, as inscrições de 18 de setembro a 6 de outubro antecedem a aplicação das provas em novembro.
Quem pode participar de cada etapa
A 1ª Etapa, chamada de Projeto 2029, é voltada a estudantes que cursaram a 1ª série do ensino médio em 2026. A 2ª Etapa, Projeto 2028, atende quem cursou a 2ª série no mesmo ano.
Já a 3ª Etapa, Projeto 2027, é destinada a estudantes que cursaram a 3ª série do ensino médio em 2026 e participaram das duas etapas anteriores do mesmo projeto. A UFAM informa que a ausência em uma prova anterior, com atribuição de nota zero, não impede a inscrição na 3ª etapa.
Como o processo é dividido por série, os candidatos precisam observar como são as três etapas e escolher a modalidade correspondente ao percurso escolar de 2026.

Pedidos de isenção já tiveram calendário próprio
A universidade reservou período específico para solicitação de isenção da taxa entre 31 de agosto e 4 de setembro de 2026. Entre os grupos que podem pedir o benefício estão integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, desde que atendam aos critérios do edital.
O resultado preliminar dos pedidos está previsto para 8 de setembro, com recursos entre 9 e 11 de setembro. O resultado definitivo deve ser divulgado em 14 de setembro. Mesmo com isenção aprovada, o estudante precisa realizar a inscrição no período regular do PSC UFAM 2027.
Quando serão as provas do PSC UFAM 2027
As provas das três etapas serão aplicadas em 29 de novembro de 2026. O Cartão de Confirmação de Inscrição, que informará dados como o local de prova, tem divulgação prevista para 29 de outubro.
Na 1ª e na 2ª etapas, a aplicação será das 8h15 às 12h15, com abertura dos portões às 7h e fechamento às 8h. Na 3ª etapa, a prova ocorrerá das 8h15 às 13h15, porque o exame também inclui redação.
Como serão as avaliações
Na 1ª e na 2ª etapas, os candidatos responderão a 54 questões objetivas de múltipla escolha. Os conteúdos previstos são Língua Portuguesa, Matemática, Literatura, História, Geografia, Biologia, Química e Física.
Na 3ª etapa, a prova também terá 54 questões objetivas, além de redação. O exame reúne Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. Na parte de língua estrangeira, o estudante poderá optar entre Inglês, Espanhol ou Francês.
Municípios de aplicação
O PSC UFAM 2027 terá provas em 22 municípios amazonenses: Apuí, Barcelos, Benjamin Constant, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Humaitá, Itacoatiara, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Manicoré, Maués, Novo Airão e Novo Aripuanã.
Também haverá aplicação em Parintins, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tefé. O local de prova de cada candidato será informado no Cartão de Confirmação de Inscrição.
Resultados e calendário do processo
O gabarito preliminar está previsto para o próprio dia 29 de novembro. Já o gabarito definitivo das questões objetivas deve ser divulgado em 15 de dezembro de 2026.
O desempenho individual da 1ª etapa deverá sair a partir de 25 de janeiro de 2027. Para a 2ª e a 3ª etapas, a previsão é a partir de 15 de fevereiro de 2027. A UFAM reserva 50% das vagas de graduação para o Processo Seletivo Contínuo, enquanto os outros 50% são destinados ao ingresso pelo Enem/Sisu.
O pagamento da taxa de R$ 105 deverá ser feito pelo PagTesouro até 6 de outubro de 2026.
