Feira

FEBRACE 2022: Inscrição de projetos até 03 de novembro de 2021

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, abre inscrições para a 20ª edição da Mostra de Projetos, maior evento do gênero no país.

Submissão de projetos

Os projetos poderão ser submetidos até o dia 03 de novembro de 2021, pela plataforma “Minha Febrace“, destinada ao cadastro de projetos e desenvolvida de acordo com as exigências estabelecidas pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Mostra Virtual Febrace 2022

No período de 21 a 25 de março de 2022, acontecerão, simultaneamente, a Mostra Virtual, como todos os projetos selecionados como finalistas, e a Mostra Presencial, com aproximadamente 70 projetos, com apresentação presencial na Universidade de São Paulo (USP).

  • Na Mostra Virtual, os estudantes autores dos projetos finalistas terão a oportunidade de divulgar seus trabalhos, de forma remota, para professores e pesquisadores, além de participar de palestras e expor suas ideias ao público.
  • Os participantes selecionados para a Mostra Presencial terão a oportunidade de interagir presencialmente, com professores, pesquisadores e visitantes.

Quem pode participar?

De acordo com as regras podem participar estudantes matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental, no ensino médio ou nos cursos técnicos de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. Os candidatos devem ter no máximo 20 anos.

Os projetos podem ser realizados individualmente ou em grupos de até três estudantes autores, com participação obrigatória de um professor orientador. Os projetos submetidos devem enquadrar-se nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias.

Etapas do evento

Na primeira etapa de seleção, centenas de professores universitários e pesquisadores de diferentes Universidades e Centros de Pesquisa do Brasil avaliarão os inscritos e selecionarão cerca de 500 projetos finalistas para participarem da apresentação e avaliação ao vivo, através da plataforma Zoom. A partir da avaliação, serão indicados 70 projetos de destaque para participação na Mostra Presencial em São Paulo.

Critérios

Conforme regras do evento, os critérios utilizados serão: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Fonte https://minha.febrace.org.br/