Festival do Vale do Café 2025: Confira a programação completa
O Festival do Vale do Café 2025 convida o público a reviver o charme e a musicalidade da região mais próspera do Brasil no século XIX. Com paisagens encantadoras e concertos memoráveis, o evento propõe uma imersão cultural única em antigas fazendas históricas do estado do Rio de Janeiro.
A programação inclui apresentações musicais em locais emblemáticos, visitas guiadas, lanches e atrações gratuitas em diversas cidades do Vale do Paraíba fluminense. Entre os destaques estão concertos de piano, choro, bossa nova, tango e homenagens a grandes nomes da música brasileira, como Baden Powell e Milton Nascimento.
Festival do Vale do Café 2025: Concertos nas fazendas históricas
Dia 18 de julho – sexta-feira
Na Fazenda Florença, o pianista Felipe Naim apresenta um concerto especial para os visitantes. A programação inclui visitação a partir das 14h, lanche das 15h às 15h45 e concerto às 16h. Um momento perfeito para quem deseja aliar história, natureza e música clássica.
Os ingressos já estão disponíveis online. Para garantir sua entrada, acesse o site oficial do festival e escolha a atividade desejada.
Dia 19 de julho – sábado
A Fazenda das Palmas recebe Angélica de La Riva e o pianista Max Barros, com o espetáculo “Guerra & Paz”. A visita ao alambique e o lanche ocorrem das 09h30 às 11h, e o concerto inicia às 11h. Após a apresentação, o alambique permanece aberto à visitação até as 13h.
No período da tarde, a Fazenda São Fernando será palco para o grupo de Zé Paulo Becker, com o espetáculo “Choro y Salsa”. As visitas vão das 15h30 às 17h, o show começa às 17h e, logo após, será servido um lanche até as 19h.
Dia 20 de julho – domingo
O Casarão UniFOA da Fazenda Três Poços recebe o grupo Choro Nota Dez com o projeto “Entre o Choro e o Afro-Samba: Homenagem a Baden Powell”. A visitação ocorre das 09h30 às 10h45, seguida pelo concerto às 11h. O lanche será servido ao meio-dia.
Os ingressos para cada apresentação devem ser adquiridos antecipadamente pelo link de vendas oficial. As vagas são limitadas.
Dia 25 de julho – sexta-feira
A programação retoma com o Edigar Nio Trio e participação especial de Yumi Park, na Fazenda União. A apresentação “Entre a Bossa e o Tango” começa às 16h, após um lanche servido às 15h. A visitação à fazenda ocorre às 17h.
Essa combinação entre música e experiências culturais fortalece a proposta do festival de conectar a história das fazendas com a diversidade da música brasileira e latino-americana.

Dia 26 de julho – sábado
Duas apresentações ocorrem neste dia. Pela manhã, a Fazenda Ponte Alta sedia o concerto “Música de Fronteira”, com Leo Gandelman e Eduardo Farias. Os visitantes podem explorar a propriedade das 09h às 10h, aproveitar o lanche até às 11h e assistir à apresentação logo em seguida.
À tarde, na Fazenda Alliança, o trio José Staneck, Ricardo Santoro e Marina Spoladore apresenta “Viva a Ópera”. A visitação ao Caminho do Café será entre 14h30 e 15h30, com lanche das 15h às 16h e concerto às 16h.
Dia 27 de julho – domingo
O último dia de concertos em fazendas será na Fazenda Monte Alegre, com Marcel Powell e Nilze Carvalho no espetáculo “Musicalidade Negra”. As visitas ocorrem das 09h30 às 10h45, seguidas pelo concerto às 11h. O evento se encerra com um lanche ao meio-dia.
Todos os detalhes da programação oficial estão no site do Festival do Vale do Café. Recomenda-se chegar com antecedência para aproveitar todos os momentos.
Eventos gratuitos nas cidades do Vale
Atividades culturais entre os dias 18 e 27 de julho
Além dos concertos nas fazendas, o festival oferece uma rica agenda de eventos gratuitos em praças, igrejas e centros culturais de cidades como Vassouras, Valença, Piraí, Rio das Flores, Engenheiro Paulo de Frontin e Pinheiral.
Na sexta-feira (18/07), às 20h30, ocorre o espetáculo “Gafieirando – O Show” na Praça Irineu Mendonça, em Ipiabas (Barra do Piraí). Já no sábado (19/07), às 19h, acontece a “Roda de Choro – Tributo a Turíbio Santos”, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras.
Música e tradição em espaços abertos
No domingo (20/07), às 15h, a Orquestra Sanfônica do Brasil se apresenta em Pinheiral, celebrando 10 anos da Sanfônica do RJ. Já na segunda-feira (21/07), o Coro Juvenil do Programa Aprendiz Musical se apresenta às 18h no Centro Cultural Cazuza, em Vassouras.
De terça a quinta-feira (22 a 24/07), o Centro Cultural Cazuza continua com o “Café Cultural” às 18h. No dia 24, às 20h, dois concertos simultâneos acontecem: Cristina Braga & Ricardo Medeiros em Valença, e Priscila Rato e Marcelo Caldi em Piraí.
Encerramento com talentos da música brasileira
Na sexta-feira (25/07), às 10h, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Vassouras, sedia um recital com professores e alunos. Às 19h, o Ulisses Rocha Trio homenageia Milton Nascimento no Centro Cultural do Café, em Rio das Flores.
O festival se despede no sábado (26/07), às 19h, com o Kiko Horta Trio no espetáculo “Sanfona Faz a Festa”, na Estação Ferroviária de Engenheiro Paulo de Frontin. A diversidade musical e a valorização do patrimônio histórico tornam essa edição imperdível.