Festival da Castanha de Óbidos, agita a região paraense

Óbidos ( http://www.cepaedu.com.br/unidade/obidos#site)
Óbidos ( http://www.cepaedu.com.br/unidade/obidos#site)

O Festival da Castanha, é um dos eventos de maior tradição do calendário cultural obidense; realizado pela Associação de Moradores da Comunidade Andirobal; localizada a 75 km da sede do município de Óbidos, no oeste do Pará.

Festival da Castanha de Óbidos

O festival, que em 2018 chegará a sua 21ª edição, será realizado no período de 08 a 10 de março. Ele tem como objetivo; manter a tradição dos moradores que sobrevivem da coleta de um dos frutos de maior valor da Floresta Amazônica.

Óbidos ( http://www.cepaedu.com.br/unidade/obidos#site)
Óbidos ( http://www.cepaedu.com.br/unidade/obidos#site)

No festival é celebrado anualmente a manutenção da produção da castanha; seus derivados e a cultura do cultivo, que há anos vem sendo mantida pelos comunitários do Andirobal.

Reconhecido como um dos maiores eventos culturais da região; na qual a comunidade está localizada; na divisa com o município vizinho de Curuá, o festival atrai um excelente público todos os anos.

Programação Festival da Castanha

O evento possui variada programação cultural e diversidade de bebidas, pratos e outros atrativos culinários, que são elaborados, em sua maioria a partir da castanha.

A comunidade também se mobiliza para angariar recursos para a associação que fomenta pequenos investimentos em benefício dos próprios moradores.

De acordo com a programação divulgada pela coordenação. o festival iniciará:

-Às 5h de quinta-feira, 8 de março, com uma alvorada e salva de fogos.

No período da noite será realizada a abertura oficial do festival com o tradicional jantar dos castanheiros e apresentação das candidatas, que irão disputar o título de rainha do Festival da Castanha; além de gincana, apresentação cultural e festa dançante.

-Na sexta-feira, 9 de março, haverá show de calouros e a tradicional seresta com a banda Forró Moral da cidade de Curuá.

-No sábado, 10 de março, último dia do evento, a programação esportiva iniciará às 7h com a corrida dos castanheiros com paneiro nas costas.

A partir das 12h ocorrerá os desfiles das candidatas concorrendo ao título de rainha do XXI Festival da Castanha. Também haverá a disputa entre os comunitários com apresentação do maior e menor ouriço, maior e menor castanha e quebra do ouriço mais rápido.

O encerramento da programação será marcado pela festa dançante com a apresentação das bandas Forró dos Top’s do Distrito do Flexal, Banda Ritmos de Santarém e Banda Show Energia de Óbidos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*