UnB aprova nova política de ingresso: SiSU para todos os cursos a partir de 2027

A Universidade de Brasília (UnB) aprovou uma nova política para o ingresso na graduação a partir de 2027. A decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) amplia o ingresso pelo sisu para todos os cursos, concentra no segundo semestre as entradas pelo Vestibular e pelo Acesso Enem e mantém o Programa de Avaliação Seriada (PAS) com implementação gradual.

A mudança não altera o total anual de vagas da universidade, mas reorganiza a distribuição entre os semestres e entre as modalidades de seleção. De acordo com a universidade, a medida busca aumentar a ocupação das vagas e ampliar o acesso à graduação.

O impacto mais imediato recai sobre o Vestibular tradicional. A próxima seleção, com provas marcadas para novembro de 2026, terá ingresso dos aprovados apenas no segundo semestre letivo de 2027.

Como fica o ingresso na UnB a partir de 2027

Com a nova política, o Sistema de Seleção Unificada passa a abranger todos os cursos da UnB. Na prática, a universidade decidiu que o SiSU para todos os cursos valerá já para o ingresso no primeiro semestre de 2027.

Nessa modalidade, os candidatos poderão usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para disputar as vagas oferecidas pela universidade no sistema nacional. A mudança faz do SiSU uma porta de entrada comum a toda a graduação da UnB no primeiro semestre.

O Acesso Enem continua existindo como processo seletivo próprio da universidade. Embora também utilize o desempenho no Enem, ele é diferente do SiSU e, pela nova política, passa a ofertar vagas para o segundo semestre, ao lado do Vestibular.

Vestibular e Acesso Enem ficam concentrados no segundo semestre

A reorganização aprovada pelo Cepe separa no calendário modalidades que disputam públicos semelhantes. Com isso, o Vestibular tradicional e o Acesso Enem ficam concentrados no segundo semestre letivo.

No caso do Vestibular UnB 2027, as inscrições abrem em 28 de agosto e a taxa de R$ 173 já se inserem nesse novo desenho, em que os aprovados entram apenas no segundo semestre de 2027.

Segundo a justificativa apresentada pela gestão acadêmica, a redistribuição busca evitar concorrência simultânea entre processos com perfis próximos de candidatos e aumentar as chances de preenchimento efetivo das vagas ofertadas.

PAS terá transição gradual até 2029

No Programa de Avaliação Seriada, a implementação da nova regra será gradual para preservar os subprogramas já iniciados. Em 2027 e 2028, as vagas continuarão distribuídas entre os dois semestres.

Isso vale para os participantes dos subprogramas PAS 2024-2026 e PAS 2025-2027, que seguem concorrendo a vagas para ingresso em dois semestres, com preservação dos quantitativos já vinculados a essas edições.

Já no subprograma PAS 2026-2028, a universidade informou que o ingresso ocorrerá integralmente no primeiro semestre de 2029, de acordo com os critérios da nova política. A UnB também já publicou editais do PAS UnB 2026, com 4.930 vagas no PAS 3 e provas entre novembro e dezembro.

Para os candidatos que acompanham essa modalidade, entender como funcionam as provas do PAS continua sendo parte central da preparação, já que o modelo de avaliação segue como uma das principais formas de acesso à universidade.

Instituída pela Resolução nº 0130/2026, nova política de ingresso foi aprovada em junho pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Arte: João Paulo de Alencar/Secom UnB
Aplicação integral da nova política de ingresso ocorrerá em 2029, com entrada pelo PAS e SiSU no primeiro semestre e por Vestibular e Acesso Enem no segundo. Arte: João Paulo de Alencar/Secom UnB

Reaproveitamento de vagas entre processos do mesmo semestre

A resolução aprovada pela UnB também prevê o reaproveitamento de vagas que não forem ocupadas, desde que isso ocorra em outro processo seletivo do mesmo semestre.

Pela regra, vagas não preenchidas pelo PAS poderão ser aproveitadas pelo SiSU. Da mesma forma, vagas não ocupadas pelo Vestibular poderão ser direcionadas ao Acesso Enem, desde que todas as chamadas tenham sido esgotadas, existam candidatos classificados e haja previsão em edital.

A universidade informou que essa medida busca evitar que uma vaga pública permaneça desocupada ao fim do processo seletivo.

Acompanhamento dos resultados da nova política

A nova resolução também estabelece acompanhamento periódico dos resultados. Entre os indicadores previstos para avaliação estão o preenchimento das vagas, a matrícula efetiva e a vacância residual.

Esses dados deverão subsidiar futuras revisões na distribuição de oportunidades entre as modalidades de ingresso. A proposta, segundo a gestão da graduação, é ajustar o modelo conforme o comportamento dos ingressos e a realidade de cada curso.

O que muda para os candidatos da UnB

Com a aprovação da nova política, os candidatos interessados na graduação da universidade passam a ter um calendário de ingresso reorganizado por semestre e por modalidade.

  • SiSU: passa a oferecer vagas em todos os cursos, com ingresso no primeiro semestre a partir de 2027.
  • Vestibular: terá ingresso no segundo semestre.
  • Acesso Enem: continua como seleção própria da UnB, também para o segundo semestre.
  • PAS: terá transição gradual, com ingresso totalmente concentrado no primeiro semestre apenas a partir de 2029.

Além dessa reorganização, a universidade mantém outras seleções com uso da nota do Enem, como 300 vagas em cursos EAD da UAB, cujas inscrições vão de 20 de agosto a 9 de setembro de 2026.

No caso do subprograma PAS 2026-2028, o ingresso será feito integralmente no primeiro semestre de 2029.

Mais informações no site da UnB.