Bolsa Família: Como saber se estou no aplicativo oficial do benefício social?

As novas regras referentes ao Bolsa Família 2023 foram anunciadas pelo Governo Federal em 02 de março. O aplicativo do benefício social já pode ser baixado pelo beneficiário. Veja as datas do pagamento do mês de março do benefício social.

Como saber se estou no aplicativo oficial do Bolsa Família?

Primeiramente será necessário ressaltar a importância de garantir que você está baixando o aplicativo oficial do Bolsa Família. Motivo pelo qual o login é feito a partir de CPF e senha e caso essas informações caiam em mãos erradas pode gerar um transtorno grande para o beneficiário.

Dessa forma, ao digitar “bolsa família” na loja de aplicativos do seu celular preste atenção para fazer o download do app que tenha o ícone destacado abaixo. Outra forma de ter certeza é olhar quem é o desenvolvedor do aplicativo. Nesse caso, deve constar “Caixa Econômica Federal” logo abaixo do nome.

Para os beneficiários que possuem o app instalado no celular, basta acessar a loja e fazer a atualização para a nova versão do app.

Como acessar o aplicativo do Bolsa Família?

Apesar da atualização, pouca coisa foi modificada na forma de acessar o aplicativo do Bolsa Família. O login continua a ser feito por meio do CPF do responsável familiar e com a senha do aplicativo Caixa Tem ou do App Bolsa Família. Confira abaixo como fazer:

  • Login com senha do Caixa Tem – clique na opção e preencha o número do seu CPF. Depois, clique no botão Próximo e digite a mesma senha do app Caixa Tem;
  • Login com senha do App Bolsa Família – preencha o CPF e clique no botão Próximo. Em seguida, digite a mesma senha utilizada no aplicativo Bolsa Família, FGTS e Caixa Trabalhador;

Após acessar o aplicativo Bolsa Família, o beneficiário terá acesso à tela com informações do seu benefício, como a consulta de parcelas, data de liberação e a opção de desligamento voluntário. Confira a situação, que pode variar para cada beneficiário:

  • Parcela liberada (ícone verde): benefício disponível para saque a partir da data indicada no calendário de pagamento;
  • Parcela bloqueada (ícone amarelo): pagamento bloqueado, procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela enviada para crédito (ícone azul escuro): benefício está em processo de crédito em conta. Verifique na conta em que você recebe se os valores já foram creditados;
  • Parcela cancelada (ícone vermelho): procure o Gestor do Bolsa Família do seu município para mais informações;
  • Parcela paga (ícone cinza): pagamento atual já foi realizado, confira no calendário a data da próxima parcela;
  • Parcela pendente (ícone azul claro): valor pendente devido a saque sem a finalização. Aguarde regularização ou procure uma agência da Caixa.

Dentro do app Bolsa Família o beneficiário ainda terá acesso ao calendário de pagamentos conforme o último dígito do NIS e os telefones para contato em caso de dúvidas.

Portal Cidadão Caixa tem consulta do Bolsa Família

A Caixa lançou ainda o Portal Cidadão que reúne informações sobre benefícios e programas sociais em um único lugar. Para isso basta acessar https://cidadao.caixa.gov.br/ e fazer login com CPF e senha.

A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Se ainda não possuir sua senha, faça o seu cadastro, por meio do site acima.

Após fazer o login no Portal Cidadão, a plataforma oferece a consulta de diversos benefícios, como o abono salarial, seguro-desemprego, Bolsa Família, Vale Gás e outros programas de transferência de renda regionais. A consulta é feita a partir do número do NIS, que também pode ser verificado no portal.

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