Bolsa Família: Veja o que fazer para desbloquear seu benefício e consultar o valor

A Caixa começou a liberar o pagamento do Bolsa família do mês de maio para os beneficiários inscritos com NIS final 1. Todos os pagamentos serão liberados até o dia 31 de maio a todos os inscritos do Programa Social.

Bolsa Família: O que fazer para desbloquear o benefício?

O governo divulgou que apenas as pessoas, que moram sozinhas e tiveram o benefício bloqueado, procurem um CRAS ou setor do Cadúnico para atualização de seu cadastro.

Além de levar a documentação exigida, o beneficiário deverá assinar um termo afirmando que vive sozinho e que as informações prestadas são verdadeiras. Após tal procedimento, o Bolsa Família é desbloqueado automaticamente pela gestão municipal.

O governo federal deu o prazo de até 60 dias para que as famílias unipessoais façam a atualização do Cadúnico. O prazo começou a contar do dia 14 de abril e irá até 16 de junho.

Bolsa Família: qual será o valor pago em maio?

A cada nova rodada de pagamento há dúvidas relativas aos valores que serão pagos via Bolsa Família. Isso se deve ao fato de que a nova versão do programa ainda não foi implementada por completo, e existem benefícios que ainda não estão liberados na conta das famílias. Veja abaixo alguns pontos a serem esclarecidos:

  • Não haverá pagamento de adicional para mãe solteira;
  • Bolsa Família não terá 13º parcela em maio;
  • Vale Gás só voltará a ser pago em junho;
  • Benefício de R$ 50 para gestantes não será pago em maio;
  • Até junho o Ministério do Desenvolvimento Social espera concluir oficialmente a implementação do novo Bolsa Família.
  • A partir de junho serão pagos os benefícios adicionais que fazem parte da reformulação do programa, como o benefício para gestantes e jovens de até 18 anos.

Como fazer a consulta?

A consulta no Portal Cidadão da Caixa pode ser realizada via site https://cidadao.caixa.gov.br/, por meio do login com CPF e senha. A senha é a mesma utilizada no app Caixa Trabalhador e no app do Bolsa Família. Se você ainda não possui senha, faça o seu cadastro clicando no botão acima.

Por meio do Portal Cidadão a família pode consultar também a validade do benefício, que é de 120 dias para saque contados a partir da data de depósito no calendário de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *