Bolsa Família: Veja os motivos para exclusão do programa social

A Caixa iniciou os pagamentos do mês de março referente ao Bolsa Família. O programa social contempla famílias, com renda per capita classificada como situação de pobreza ou de extrema pobreza.

Como evitar que o Bolsa Família seja cancelado?

De acordo com as informações do governo, para não ter o benefício cortado, a família deve cumprir as regras de elegibilidade do programa que são: renda mensal por pessoas de até R$ 218 e inscrição no Cadastro Único atualizada.

Para não ter o risco de perder o benefício a família não pode ultrapassar o prazo de 24 meses sem atualizar os dados do Cadúnico. Dessa forma, sempre que houver alguma mudança nas informações prestadas ao governo, tais como alteração de endereço, do telefone de contato e composição familiar (nascimento ou morte de algum integrante, casamento e adoção), tais dados precisam ser atualizados, no setor responsável, pelo cadastramento no município.

Conforme as regras do programa, há três motivos que podem cancelar o pagamento do Bolsa Família. Veja abaixo quais são:

  • Averiguação cadastral: quando o governo encontra inconsistências cadastrais a partir do cruzamento de dados nas bases administrativas. Geralmente, o erro ocorre quando a renda informada pela família possui divergências. Nesse caso, o benefício é bloqueado até que o beneficiário atualize os dados junto ao CRAS e, caso comprove os dados informados, o pagamento é retomado.
  • Revisão cadastral: as famílias que não atualizarem os dados do Cadúnico no mínimo a cada dois anos, mesmo que não haja mudança de endereço, telefone ou composição familiar o benefício pode ser cancelado.
  • Fim da Regra de Emancipação do Auxílio Brasil: as famílias que faziam parte do antigo programa e permaneceram por 24 meses após atingir renda de até R$ 525 são excluídas do Bolsa Família após o referido prazo.

Meu Bolsa Família foi cancelado, como voltar a receber?

Se a família tiver o benefício bloqueado ou cancelado por falta de atualização cadastral ou não cumprimento das condicionalidades de saúde e educação, e o beneficiário ainda precisa do benefício e está dentro das regras para permanecer no programa; ele deverá procurar o centro de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único, no qual realizou o cadastramento e regularizar a situação para voltar a receber o benefício.

Confira abaixo as condicionalidades do programa Bolsa Família, conforme as regras do benefício:

  • Realização do acompanhamento pré-natal;
  • Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
  • Realização do acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de sete anos;
  • Para as crianças de quatro a cinco anos, frequência escolar mínima de 60% e 75% para os beneficiários de seis a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *