CadÚnico: Veja os serviços disponíveis via Dataprev

Mais de 41 milhões de famílias estão inscritas no Cadastro Único, cuja base de dados permite a atualização das informações do usuário via celular, de forma ágil e fácil.

A possibilidade de atualização Cadastro Único via internet era uma demanda muito procurada pelas famílias, que compõem a base de dados do governo federal e foi lançada em 2022.

Até então, a atualização dos dados era realizada somente de forma presencial, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou setor responsável pelo Cadúnico.

Sempre que houver nova atualização no aplicativo, com o intuito de corrigir possíveis erros, o sistema notificará o cidadão via próprio app. Para ter acesso às novas funcionalidades, é necessário baixar a versão atualizada do aplicativo do Cadastro Único nas lojas Apple e Android.

A atualização do Cadúnico é obrigatória para que a família consiga receber os benefícios sociais pagos pelo governo e deve ser realizada no prazo máximo de 24 meses, ou seja, no máximo a cada dois anos.

O Cadúnico é necessário para que as famílias de baixa renda tenham acesso aos programas sociais, como o Bolsa Família/Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Gás dos Brasileiros, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Pré-inscrição

A pré-inscrição online permite que o processo presencial seja mais rápido, mas não anula a necessidade de comparecimento ao CRAS para formalizar a inscrição no CadÚnico 2023. Veja os passos abaixo:

Como consultar o Cadastro Único 2023?

Para saber se você está devidamente inscrito no CadÚnico a consulta deve ser feita pelo novo site do Cadastro Único em cadunico.dataprev.gov.br (é necessário fazer login com CPF e senha do login Gov.BR). O portal oferece a consulta por CPF, consulta simples e consulta completa aos dados.

Serviços do portal do Cadastro Único da Dataprev:

Confira abaixo os serviços disponíveis no Dataprev:

  • Consulta simples – permite que o cidadão tenha acesso às informações resumidas do cadastro da família, como a data de cadastramento, NIS dos integrantes, faixa de renda familiar e última atualização cadastral realizada, entre outros.
  • Consulta completa – disponibiliza acesso aos dados completos de cada integrante da família, dados de endereço, domicílio e renda, características da família, Responsável Familiar, entre outros.
  • Comprovante de cadastro – Nesta modalidade, o cidadão pode emitir o comprovante de cadastramento para atestar que está inscrito no Cadastro Único.
  • Atualização cadastral por confirmação – Conforme as regras, as famílias do Cadúnico devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma mudança nos dados informados, como renda e escolaridade. Porém, se os dados permanecerem iguais e a família for convocada para atualizar as informações é possível fazer a atualização cadastral pelo aplicativo apenas confirmando que o cadastro permanece igual.
  • Pré-cadastro – as famílias que ainda não fazem parte do Cadastro Único podem dar início ao cadastramento pelo aplicativo com a opção de pré-cadastro. Para isso, o Responsável Familiar deve fornecer os dados solicitados e depois comparecer a um setor responsável para finalizar o cadastramento.
  • Meus benefícios – as famílias cadastradas podem verificar quais benefícios sociais estão recebendo e acessar outros programas oferecidos pelo governo federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *