Como criar uma estratégia de mídia social de baixo custo

Deseja saber como criar uma estratégia de mídia social de baixo custo para impulsionar os resultados de sua empresa? Confira como aqui neste artigo!

Não é segredo que as redes sociais tem um enorme potencial para os negócios, sejam para pequenas, médias ou grandes empresas, pois o grande número de acessos diários e públicos interessados nos mais diversos nichos, além disso, se conectam as mesmas a maior parte do dia. Consumindo não apenas fotos, vídeos engraçados e informações, mas também produtos e serviços.

Importância da estratégia de Mídia social para sua empresa

As vendas online cresceram exponencialmente, não apenas através das lojas virtuais como o site Amazon é confiável, por exemplo, mas também o número de conversões nas redes sociais. Ou seja, a necessidade das empresas hoje, de se posicionarem nas redes sociais para fazer crescer o seu negócio, a sua marca e, claro, aumentar as suas vendas é alta.

O raciocínio é que: eles podem chegar ao seu cliente potencial a um custo menor e com maior precisão do que o marketing tradicional.

Mas normalmente param na hora de contratar um profissional ou agência digital, ou, preferem economizar dinheiro e realizar o seu plano sem um olhar profissional (um grande erro) e a sua gestão…. E os resultados são muito ruins e levam à frustração e decepção.

Em geral, existem três obstáculos principais que as empresas enfrentam em relação à presença de sua marca nas redes sociais:

  • Falta de conhecimento sobre o gerenciamento de marketing de mídia social
  • O tempo que leva para gerenciar e monitorar.
  • O investimento para criar a estratégia em ações de marketing e promoção.

Portanto, se você é dono de uma pequena empresa, média empresa que atua com investimento de Family Office, ou, de uma empresa local, compartilhamos com você algumas dicas para que possa criar passo a passo a sua própria estratégia de marketing e também gerenciá-la, principalmente se você não tiver um grande orçamento.

Como criar uma estratégia de mídia social de baixo custo

Confira a seguir quais os principais passos para criar uma estratégia de mídia social de baixo custo:

Análise

Reserve um tempo para analisar seu mercado, sua concorrência, seu próprio negócio. Em seguida, defina os objetivos e metas. Pesquise no Google como está a tendência do seu mercado: google Trends.

Analise a sua concorrência: pesquise no Google usando o nome da sua empresa, o seu tipo de serviço ou produto e veja como os outros o fazem nas redes sociais.

Pense e reflita na qualidade do seu produto ou serviço (as redes sociais não melhoram a qualidade), como está o seu atendimento? Pergunte aos seus clientes e ao público em geral (formulários de pesquisas).

Descreva as metas e objetivos, por exemplo: tornar meu negócio mais visível, ter mais vendas, atrair mais clientes, etc. Defina métricas para comparar mês a mês.

Quem é meu cliente?

Defina o seu público ideal, identifique quem são, onde estão, quais são as suas preferências e em que redes sociais participam.

Descreva o seu cliente ideal e busque todos os detalhes dessa pessoa para conhecê-lo ao máximo.

Descubram quais são as suas necessidades e o que deseja resolver ou alcançar com o seu negócio, ou melhor, com os seus produtos ou serviços. Localize-os geograficamente e segmente-os, através de ferramentas como o Google Analytics ou oferecidas pelas próprias redes sociais na conta profissional.

Em qual rede social você deve estar?

Selecione uma ou duas redes sociais para trabalhar em seu plano, dependendo de seus objetivos:

  • Selecione a rede social com base no perfil do cliente que você procura.
  • Descubra para que serve cada rede social com base em seus objetivos.

O plano de conteúdo

Criar seu próprio plano de conteúdo é a chave para o sucesso nas redes sociais. Selecione a quantidade e a qualidade do conteúdo a ser compartilhado. Conteúdo da empresa e do setor (fotos, textos e vídeos). Crie um cronograma ou calendário de publicação ideal para suas postagens (dias de publicação e agora).

Um plano de conteúdo é pensar no conteúdo que você vai compartilhar para alcançar seus clientes em potencial e atingir as metas de seu negócio. Não compartilhe seus produtos ou apenas sua oferta. Mostre os problemas que sua empresa e seus serviços resolvem.

Um calendário de publicação é uma planilha ou programação que ordena e programa o que será publicado a tempo de agilizar o gerenciamento. Tente agendar com 30 dias de antecedência.

As ferramentas a serem utilizadas em sua estratégia

O uso de ferramentas permite que você agilize o processo de criação de publicação e controle de conteúdo, economizando tempo e dinheiro.

  • Ferramentas de criação e edição de conteúdo: Canva; Animoto; Pagemodo.
  • Ferramentas para programação e publicação de conteúdo: Hootsuite, Buffer; Onlywire; Pagemodo, Agora press.
  • Ferramentas de monitoramento: menção social, Buzzmonitor , Zoho social , Hootsuite, Google Analytics, oferecidas pelas redes sociais também.

Publicidade e promoção

Você não pode pensar em atingir seu público-alvo com sua mensagem para que eles o conheçam ou descubram sobre seu produto, se você não fizer um mínimo de publicidade e promoção do seu negócio.

Tal como no Marketing tradicional onde ainda se utilizam os meios gráficos, o rádio e a televisão. Você deve ter publicidade online e economizará até 30% e será mais eficaz do que a publicidade tradicional.

Registre uma conta de publicidade em anúncios do Facebook ou Google adwords. Pense em promover o seu negócio com publicidade online mensalmente.

Crie concursos ou promoções para datas especiais ou importantes para o seu negócio e divulgue nas redes sociais.

Mensure as ações realizadas

Meça as ações realizadas. Colete as estatísticas, para comparar com as métricas selecionadas mês a mês, para ver se avançamos.

  • Acompanhe os resultados semanal, mensal, semestral e anual.
  • Use uma planilha do Excel (painel de controle) para acumular os dados.
  • Lembre-se de que o que não pode ser medido não pode ser controlado.

Plano de manutenção

Ter um plano de manutenção para sua estratégia de marketing digital que possa ser revisado e alterado a cada 3 meses é vital. Na etapa anterior analisamos as ações do dia a dia e nesta revisamos os dados trimestrais para saber se é necessário mudar de rumo.

Com base nas estatísticas, verifique os resultados e compare-os com os objetivos e métricas. Corrija as ações para alterar os resultados. Analise, tome decisões e reinicie o ciclo revisando cada etapa.

Pois bem, amigos, empresários e empresas, estes são os passos mínimos e de uma forma geral para que consigas gerir a presença da tua marca nas redes sociais.

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