Confira o Edital do Enem 2023

O Edital do Enem 2023 foi publicado hoje, dia 08 de maio, no Diário Oficial da União. Por meio dele, o candidato pode conferir as datas, informações, orientações e regras do maior exame educacional brasileiro.

Inscrição Enem 2023

O período para realização da inscrição do Enem 2023 será de 6 a 16 de junho. A taxa custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 21 de junho em bancos, lotéricas e via Pix.

Os pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem foram recebidos de estudantes da rede pública e bolsistas da privada, com renda familiar de até um salário mínimo e meio e de inscritos no CadÚnico. A lista de candidatos beneficiados com a isenção de taxa será liberada ainda hoje (8).

Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes devem realizar seu cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem.

No momento do cadastro, os participantes deverão informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento, escolaridade, dados dos pais e formas de contato.

Ao longo das inscrições, as solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2023 serão aceitas. O resultado de tais pedidos será liberado no dia 26 de junho.

Poderão pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações: gestantes e lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar. Também podem fazer essa solicitação pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro em várias cidades do Brasil.

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado no mês de outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

  • 05/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
  • 12/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Conforme edital, a redação do Enem 2023 deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo. Os estudantes recebem um tema, que geralmente é uma questão social. Em seguida, devem elaborar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para a questão-problema.

Para que servem as notas do Enem 2023?

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) Financiamento Estudantil (Fies). Elas são aceitas ainda em diversas instituições de educação superior portuguesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *