Expoingá 2022: Confira a programação da feira que será iniciada em 05 de maio

A Expoingá será realizada no período de 05 a 15 de maio, no Parque Internacional Francisco Feio Ribeiro da cidade de Maringá e terá variadas atrações para seus visitantes.

Expoingá 2022: Programação

Difusão de conhecimento

A feira prevê a realização de 50 eventos técnicos tais como palestras, seminários, debates, oficinas, cursos, dia de campo, entre outros. Entre os assuntos que serão abordados, estão desde os modais de exportação do Porto de Paranaguá, compartilhamento de energia, novos processos produtivos, turismo rural à participação e contribuição que as mulheres dão ao setor.

Expositores

O evento contará com mais de 1.300 expositores dos segmentos da indústria, comércio, serviço, pecuária, gastronomia, entretenimento e lazer, a diversidade da feira, que por dois anos teve de ser adiada, mais uma vez está garantida, trazendo para o público muitas novidades.

Pecuária

Na pecuária, serão 13 raças de bovinos; cinco, de equinos; e nove, de ovinos, com a Nacional do Suffolk. A expectativa é de que o ambiente seja favorável para o intercâmbio de experiência para ampliar o conhecimento sobre as características e as oportunidades para melhorar a qualidade genética do rebanho paranaense. Além das mostras de animais, há ainda a programação de julgamentos e leilões.

Entretenimento

O entretenimento será garantido com oito noites de shows com artistas do circuito nacional, rodeio, baladas, o palco cultural, o qual semeia centena de artistas regionais vão se apresentar, parque de diversão, exposição de pequenos animais e a presença da mais nova atração, que é o Museu do Agronegócio.

Pecuária

São aguardados com grande expectativa a mostra, julgamentos e leilões da Expoingá 2022, que nesta edição estarão representadas 13 raças de bovinos; cinco, de equinos; e nove, de ovinos.

Nos bovinos, as raças Sindi e Normando farão a estreia no evento. De equinos, as novidades são a Friesian e a Gypsy Vanner, também conhecida como “cavalo cigano”. Nos ovinos, o destaque é para a 11ª Exposição Nacional do Suffolk. Nesta edição a estimativa do evento é reunir mais de 130 animais, de, ao menos, quatro estados do Brasil.

De acordo com o diretor de Pecuária da SRM, Jucival Pereira de Sá, a diversidade de raças presentes na Exposição em 2022, reflete o investimento feito pelos criadores para atender as exigências dos mercados nacional e internacional.

Sotaques francês e do Paquistão

Pela primeira vez, na feira, estarão as raças de gado Normando e Sindi, que embora sejam de regiões distintas, apresentam qualidades semelhantes. Ambas reúnem as características de dupla aptidão, tais como produção de leite e carne, com rendimento de carcaça e marmoreio, considerado de qualidade superior.

Da Guerra ao reinado

Na mostra de equinos, as novidades são para as raças Friesian e a Gypsy Vanner, também conhecida como “cavalo cigano”. O primeiro é de origem holandesa, possui pelagem toda preta, com porte avantajado e chega a medir cerca de dois metros de altura. No passado distante, foi usado para puxar os tanques de guerra e armamentos pesados.

O Gypsy, do Reino Unido, representa uma mistura de raças, feita pelos ciganos para ter cavalos de beleza acentuada, para serem enfeitados e participar das festividades e desfiles. Atualmente, destacam-se por serem criados, como animais de estimação, pela monarquia inglesa, tendo como principal admiradora da Rainha Elizabeth II.

Shows Expoingá 2022

Confira abaixo os shows da feira:

  • 05 de maio: Quinta-feira – Missa Padre Reginaldo Manzotti;
    • Neste dia, os portões da Expoingá estarão abertos para praticar a Solidariedade. A entrada é mediante a doação espontânea de produtos de higiene pessoal ou agasalhos;
  • 06 de maio: Sexta-feira – Zé Neto & Cristiano / Ciro Neto & Manuel;
  • 07 de maio: Sábado – Israel & Rodolfo / Thiaguinho;
  • 08 de maio: Domingo (véspera de feriado) – Maiara & Maraisa / Fernando & Sorocaba;
  • 09 de maio: Segunda-feira (feriado aniversário de Maringá) – Luan Santana.
  • 11 de maio: Quarta-Feira – Barões da Pisadinha;
  • 12 de maio: Quinta-feira – Gustavo Lima;
  • 13 de maio: Sexta-feira – Dj Dennis / Kevin o Chris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.