Expointer 2022: Inscrição aberta para a Feira da Agricultura Familiar

A 45ª edição da Expointer será realizada no período de 27 de agosto a 04 de setembro de 2022, na cidade gaúcha de Esteio, com variada programação, que contará com pelo menos 400 eventos.

Inscrição

O período para as agroindústrias familiares, empreendimentos de flores e de artesanato fazerem as inscrições para a Feira da Agricultura Familiar na 45ª Expointer começará hoje, 13 de junho e será realizada até o dia 30.

Os empreendimentos deverão se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar (Fetag/RS, Fetraf ou Via Campesina) e nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar, conveniada da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Como participar?

Para participar, as agroindústrias deverão estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária.

O empreendedor deverá ainda apresentar no processo de inscrição o extrato da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.

Na edição de 2021, a agricultura familiar comercializou R$ 2,82 milhões em produtos coloniais, plantas e artesanato, mesmo com redução de público e de expositores em função das restrições sanitárias na Expointer, que contou com 228 expositores em 210 estandes.

Em 2022 deverão ser oferecidos alimentos orgânicos, artesanato, queijos e embutidos, vinhos e espumantes, produtos de agroindústrias, entre outros. O tradicional Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar deve ser realizado com a inclusão de algumas novas categorias. E a Cozinha Show, organizada pela Emater, também deverá ser retomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.