Inscrição para Olimpíada Carioca de Matemática 2021

Foi lançada a Olimpíada Carioca de Matemática, cuja competição estará aberta aos alunos da rede municipal de ensino do estado.

Objetivo

Além de ser um preparativo para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a competição tem o objetivo de estimular a aprendizagem, engajar, divertir e identificar talentos. E mostrar também aos alunos um caminho para seu desenvolvimento profissional.

Inscrição

As inscrições para a Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) serão realizadas no período de 1º de setembro a 1º de outubro de 2021.

Fases

  • A primeira fase corresponderá à atividade diagnóstica em rede do 3º bimestre, que já aconteceria para todos os alunos.
  • A segunda fase da OCM será uma prova elaborada em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e ocorrerá no dia 4 de novembro.
    • A segunda fase será composta por provas de quatro níveis: nível 1 (alunos do 2º e 3º ano); nível 2 (alunos do 4º e 5º ano); nível 3 (alunos do 6º e 7º ano) e nível 4 (alunos do 8º e 9º ano). Cada estudante irá realizar a prova em sua própria escola.

Premiação

Entre outras premiações, 40 estudantes serão contemplados com viagens à Disney e à Agência Espacial Americana (Nasa) mas também os professores com uma viagem internacional de capacitação.

Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas de cada ano escolar do 6º ao 9º ano ganharão uma viagem de exploração científica para a Disney e a Nasa.

Os 10 primeiros alunos e as 10 primeiras alunas da rede, em cada ano escolar do 2º ao 9º ano, serão premiados com notebook e curso de programação. Os computadores serão doados pelo Instituto XP – entidade de impacto social da XP Inc. Serão distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes com as melhores colocações do 2º ao 9º ano e Carioca II.

A iniciativa também premiará os responsáveis pelo ensino. O professor com a maior proporção de alunos premiados por ano escolar e os diretores com o maior número de estudantes vencedores nos anos iniciais e finais vão ganhar uma viagem internacional de formação.

A escola com a maior proporção de alunos premiados em cada CRE (em relação ao total de alunos inscritos) receberá um laboratório maker no valor de R$60 mil.

Haverá ainda prêmio de equidade de gênero com as 100 escolas com menor desigualdade de resultados entre alunas e alunos, selecionadas dentre os 30% maiores resultados da rede, que serão agraciadas com uma placa de reconhecimento.

Resultado

Os resultados da OCM 2021 serão divulgados na primeira quinzena de dezembro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *