INSS: Veja como consultar as parcelas do 13º que foram antecipadas pelo Governo

O governo federal antecipou as datas referentes ao pagamento do 13º salário do INSS para 2023 para os segurados e pensionistas receberão o abono extra nos meses de maio e junho.

Primeira parcela 13º INSS

Conforme as regras vigentes, a primeira parcela do décimo terceiro será correspondente a 50% do valor do benefício a que o segurado tem direito e será liberada no mês de maio. Ou seja, os aposentados que recebem um salário mínimo mensalmente, receberão a primeira parcela do décimo no valor de R$ 660.

Segunda Parcela 13º INSS

A segunda parcela será depositada na folha do mês de junho, e será correspondente à diferença entre o valor total do abono e o valor da parcela antecipada em abril. Para alguns segurados a segunda parte do abono extra será ainda menor, devido ao desconto do Imposto de Renda.

Como consultar?

A consulta ao valor do décimo terceiro salário do INSS ficará disponível no extrato de maio, o qual poderá ser consultado pelos aposentados e pensionistas por meio do aplicativo Meu INSS.

Outra forma de consultar o valor do abono é pelo site Meu INSS, que exige uma conta Gov.BR para acessar os serviços. Após fazer o login, o beneficiário poderá acessar o extrato de pagamentos, o qual terá detalhes do valor a ser pago.

A consulta também pode ser realizada por telefone por meio da central de atendimento do INSS, número 135. Ao informar o CPF e confirmar dados, o valor pode ser conhecido. O atendimento vai de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Calendário de pagamentos do INSS 2023

O calendário de pagamentos do INSS é liberado conforme o número do cartão do benefício. Os pagamentos serão iniciados para beneficiários com cartão final 1, depois para cartão com final 2cartão final 3 e assim por diante.

Como fazer a prova de vida pelo acesso à internet?

Se o segurado quiser, poderá fazer sua prova de vida, por meio de seu acesso ao aplicativo ou site do Meu INSS com o selo ouro.

Quando o segurado acessa uma conta do gov.br, será necessário realizar autenticações para comprovar que ele mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *