INSS: Veja como solicitar a aposentadoria especial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), de acordo com a legislação vigente, concede uma aposentadoria especial para trabalhadores com mais de 50 anos, que prestaram serviços, que ofereciam riscos à saúde ou à integridade física.

Tal benefício é diferente do outros, pois atende a um grupo específico de cidadãos. As regras de elegibilidade são bastante rígidas e é necessário ficar atento a todos os detalhes para ter direito ao benefício.

Como dar entrada na aposentadoria especial junto ao INSS?

Atualmente, as facilidades tecnológicas estão cada vez mais presentes em nossas vidas, inclusive nos atendimentos previdenciários. Por meio da plataforma Meu INSS, o segurado poderá fazer a solicitação da Aposentadoria Especial de forma remota, seja pelo site ou pelo aplicativo, da seguinte forma:

  • Entre no site Meu INSS;
  • Faça seu login e selecione no canto esquerdo “Agendamentos/Requerimentos”;
  • Clique em “Novo requerimento” e selecione o benefício “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” (esta opção serve tanto para a aposentadoria comum tanto para Aposentadoria Especial);
  • Preencha seus dados;
  • Selecione uma agência do INSS e um horário de atendimento;
  • Anexar documentos para justificar o seu pedido.

Documentos

Dentre os documentos pedidos estão a Carteira de Trabalho (CTPS), Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT).

Em algumas ocasiões os dados abaixo também são exigidos:

  • Extrato do pagamento do adicional de insalubridade ou periculosidade;
  • Laudos de insalubridade em ação trabalhista;
  • Certificados de cursos e/ou apostilas;
  • DIRBEN 8030 (formulário que mostra as informações de exposição do cidadão a agentes nocivos à saúde).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *