INSS: Veja como solicitar e quem tem direito ao salário maternidade

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui atualmente mais de 37 milhões de segurados beneficiados em todo o Brasil.

De acordo com as regras em vigor, a pessoa que trabalha sem carteira assinada, também tem direito ao salário-maternidade.

Mas para ter acesso a esse direito, ela deve estar inscrita no INSS como contribuinte individual e ter pelo menos dez contribuições pagas até a data do afastamento para o parto.

Tal regra não vale no caso de pagamentos de contribuições de períodos em atraso. Para ter direito ao salário-maternidade, a contagem da carência, ou seja, das dez contribuições exigidas, começa valer a partir do primeiro pagamento feito em dia.

Outra informação importante é que a contribuinte individual deverá suspender o pagamento das contribuições para o INSS durante o tempo em que estiver recebendo o salário-maternidade.

Não será permitido exercer atividade profissional durante o recebimento do benefício.

Como fazer a solicitação?

Para solicitar o o salário-maternidade não é necessário ir a uma agência do INSS. O requerimento pode ser feito pelos canais remotos: central telefônica 135, ou pelo Meu INSS, no site ou aplicativo.

Como pesquisar informações relativas ao INSS

Por meio do app, o beneficiário do INSS tem acesso às opções abaixo relacionadas:

  • Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
  • Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
  • Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Perguntas Frequentes.

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