INSS: Veja proposta de pagamento de salário social a vítimas de violência doméstica

Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei (PL) 543/23, que prevê pagamento de salário social pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a vítimas de violência doméstica. Tal procedimento necessitará da atuação conjunta com os médicos peritos da autarquia.

Ao ser aprovada, a proposta de salário social para mulheres vítimas de violência será inserida na Lei de Benefícios da Previdência Social. Na prática, a norma será aplicada por meio do auxílio-doença, que passará a ter uma renda mensal equivalente a 91% do salário do benefício.

A deputada Denise Pessôa, autora do PL, alegou a importância no avanço da Lei Maria da Penha “quanto à manutenção do emprego, na prática as vítimas de violência seguem desamparadas quanto à percepção de subsídio em eventual período de afastamento”.

Desigualdade no salário social para mulheres pode gerar multas

O governo apresentou ainda um projeto de lei, que eleva a multa para quem pagar salários diferentes a mulheres e homens na mesma função. O Governo Federal anunciou um pacote de medidas voltadas para as mulheres, tais como:

  • Retomada das obras de mais de mil creches que estavam paralisadas;
  • Criação da licença-maternidade no programa Bolsa Atleta;
  • Decreto determinando que em contratações públicas da administração federal, 8% da mão de obra seja de mulheres vítimas de violência.

Como consultar informações relativas ao INSS

Por meio do app, o beneficiário do INSS tem acesso às opções abaixo relacionadas:

  • Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
  • Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
  • Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Perguntas Frequentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *