Morar em Curitiba é optar por uma boa qualidade de vida

Curitiba é uma cidade incrível para viver, pois reúne muitos atributos em organização e planejamento urbano, o que lhe confere o título de capital com um dos maiores índices de qualidade de vida do país

Qualidade de vida é uma medida altamente subjetiva de felicidade, que muita gente leva em conta ao escolher uma cidade para morar. E este é também um componente importante de muitas decisões financeiras. Os fatores que desempenham um papel na qualidade de vida variam de acordo com as preferências pessoais, mas geralmente incluem segurança financeira, satisfação no trabalho, vida familiar, saúde e segurança.

As decisões financeiras podem muitas vezes envolver uma troca em que a qualidade de vida diminui para economizar dinheiro ou ganhar mais dinheiro, ou, inversamente, a qualidade de vida pode ser aumentada gastando-se mais dinheiro.

Por essa razão, se você está considerando morar em Curitiba, verifique se estes itens fazem sentido para sua realidade particular, familiar e financeira, colocando na ponta do lápis os prós e contras para conquistar a qualidade de vida que você deseja! Acompanhe!

1. Compreendendo a qualidade de vida em Curitiba

A qualidade de vida é um componente não financeiro associado à satisfação no trabalho e na vida. Quando usado relacionado ao trabalho, qualificação de vida geralmente se refere ao tempo e à capacidade de fazer o que você gosta. Se um emprego paga muito dinheiro, mas exige tantas horas de trabalho que o trabalhador não pode usufruir de nada do dinheiro ganho, isso é má qualidade de vida.

Se um trabalho proporciona tempo para aproveitar a vida, mas deixa o trabalhador muito cansado, ferido, estressado ou de outra forma incapaz de desfrutar de seus ganhos, isso é outro prejuízo para a qualidade de vida. É comum hoje pesar o salário e a qualidade de vida ao considerar o quão bom ou ruim é um emprego.

O deslocamento para o trabalho é um bom exemplo de qualidade de vida. É possível economizar dinheiro em moradia morando longe dos centros de emprego populares e indo para o trabalho. No entanto, os passageiros não têm muito tempo para ficar com a família ou em hobbies por causa do tempo extra passado sentado no trânsito ou usando o transporte público. As áreas de habitação mais baratas também tendem a estar localizadas mais longe da arte, cultura e entretenimento.

Algumas pessoas consideram essa troca compensadora, enquanto outras optam por maximizar sua qualidade de vida gastando mais dinheiro para viver mais perto do trabalho e da cultura. É por isso que Curitiba é considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida do país, pois reúne todas essas qualidades de maneira bem organizada e planejada, o que lhe confere o título de capital com um dos maiores índices de qualidade de vida do país, motivo que faz muita gente optar por viver na capital paranaense e comprar apartamento no Juvevê, um dos bairros mais queridos pelos curitibanos.

2. Como escolher um lugar para morar?

Comece determinando o que é mais importante para você e sua família. Se você é solteiro, morar em uma cidade movimentada pode ser a escolha ideal para sua próxima casa. Se você tem uma família, por outro lado, uma pequena cidade oferece comodidades que seus filhos vão adorar. Pense em acessibilidade quando pensar em qualidade de vida e considerar comprar apartamento no Bom Retiro, um excelente bairro da capital e muito próximo à região central! Não importa qual seja o seu nível de pagamento, viver confortavelmente e dentro de suas possibilidades deve ser sua primeira preocupação. A acessibilidade inclui mais do que apenas despesas com moradia; os preços dos bens de consumo, como mantimentos, variam muito de cidade para cidade. O preço da gasolina, serviços públicos, incluindo eletricidade e água, e impostos, também variam.

3. Oportunidades de emprego

As oportunidades de emprego variam de estado para estado e de cidade para cidade, portanto, dedique algum tempo pesquisando o mercado de trabalho em diferentes áreas do país. Comece analisando as oportunidades de emprego de qualidade em seu setor na cidade de Curitiba e, em seguida, determine onde está localizada a maior concentração desses empregos na capital paranaense. Se isto valer à pena para você, considere fazer sua mudança!

4. Valor imobiliário de uma nova casa

Como a compra de uma casa é o maior investimento que você provavelmente fará em sua vida, é necessário considerar seriamente esse fator. Com os imóveis em um estado de fluxo constante, é importante pesquisar os preços atuais das casas, o período de tempo que as casas estão à venda, os valores de revenda das casas e as estimativas de valor de longo prazo prováveis. Caso isso não se aplique à sua realidade, considere, por exemplo, visitar um apartamento para alugar no Campo Comprido, um bairro que tem excelente acesso à região industrial e ao centro da cidade.

5. Proximidade com a família e amigos

Você tem uma grande família alargada? Você passa as férias com sua família e amigos? Esses são fatores importantes a serem considerados ao escolher onde morar. Se parentes e amigos são importantes para você, escolha um lugar próximo a você ou a uma distância razoável de avião. Caso contrário, você se sentirá constantemente dilacerado e provavelmente gastará todo o seu tempo de férias e energia indo e voltando para visitar amigos e familiares. Nesse quesito, Curitiba possui uma estação rodoviária bastante central, e o aeroporto não fica a mais de 30 minutos do centro da cidade.

6. Cultura

Se você deseja um estímulo cultural constante, definitivamente deseja escolher um lugar que tenha muitas opções culturais como Curitiba. Muitas pessoas precisam estar perto de seu time favorito, de uma cena musical vibrante ou de um teatro. Se você tem um hobby ou atividade recreativa favorita, certifique-se de continuar a perseguir esses interesses em sua nova casa. Finalmente, se você gosta de estar perto de uma comunidade religiosa ou étnica específica com suas mesmas crenças e interesses, isso deve ser um fator na escolha de onde você vai viver, e devido à sua riqueza cultural, você certamente encontrará tudo isto em Curitiba!

Gostou destas informações sobre a capital paranaense? Pois então compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam os elementos que a fazem uma das cidades com melhor qualidade de vida do país!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *