PIS/PASEP 2022: Nascidos em outubro recebem o abono, veja como consultar

A Caixa libera hoje (24), nova rodada de valores para novos grupos de trabalhadores, que receberão o PIS/PASEP, no mês de março, em relação ao ano base 2020. De acordo com o calendário, nesta rodada os trabalhadores nascidos em outubro receberão os respectivos valores.

Os pagamentos são realizados pela Caixa Econômica Federal para quem é da iniciativa privada, e pelo Banco do Brasil para os servidores públicos. Para os servidores públicos, a consulta deve ser realizada pelas plataformas do Banco do Brasil (BB), informando o número de inscrição ou o CPF para liberar a consulta do saldo.

Serão realizados ainda dez depósitos até o fim do mês de março, para nascidos em julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Pagamentos PIS/PASEP 2022 (ano base 2020)

Conforme calendário de pagamentos do PIS/PASEP, serão liberados hoje:
  • Novos pagamentos do abono salarial para servidores da iniciativa privada nascidos em outubro.
  • Para os servidores públicos os valores para pessoas que possuem cartões com inscrição final 9.

De acordo com informações da Caixa, os pagamentos do PIS/PASEP ano base 2020 foram iniciados em 08 de fevereiro aos profissionais do setor privado, e em 15 de fevereiro aos servidores públicos. Primeiro recebem os nascidos em janeiro, depois os aniversariantes de fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro e assim por diante.

Quem tem direito?

De acordo com as regras terá direito ao PIS/PASEP em 2022 quem trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano de 2020 e recebeu em média até 2 salários mínimos, principal requisito. O governo disse que R$ 19,5 bilhões serão liberados aos trabalhadores.

Veja abaixo outros requisitos para ter o dinheiro depositado:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base (2020);
  • Ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como fazer a consulta?

De acordo com as regras, a consulta do benefício pode ser feita por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, pelo telefone 158 ou ainda pelo Caixa Tem.

O cidadão pode acompanhar ainda a situação do PIS por meio dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem, e do Pasep na Central de Atendimento do Banco do Brasil, pelos telefones 4004-0001, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800 729 0001, para cidades do interior.

Tal procedimento pode ser realizado por meio do site do BB. Confira abaixo como fazer:
  • Acesse a página do BB;
  • Informe o CPF ou número de inscrição;
  • Digite sua data de nascimento;
  • Feito isso, basta clicar em “confirmar” para acessar o saldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.