PIS/PASEP: Confira o prazo final para saque do ano base 2019

Os mais de 300 mil trabalhadores terão o prazo limite para efetuar o saque do PIS/PASEP referente ao ano base 2019.

O governo federal divulgou que há aproximadamente 320 mil trabalhadores, que ainda não retiraram os valores do abono salarial com ano/base 2019. Esse grupo deverá movimentar tal quantia até o fim de março, pois após esse período poderá perder o direito ao saque do abono salarial.

Prazo para saque

De acordo com informações do Ministério da Economia, há aproximadamente 320 mil brasileiros que ainda não fizeram o saque do abono salarial de 2019, cujo prazo final será o dia 31 de março.

Após o referido período a quantia será restituída para as contas da União e sua concessão só acontecerá mediante a apresentação de uma requisição validada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Quem tem direito ao PIS/PASEP?

De acordo com as regras vigentes, para ter direito o trabalhador deverá atender aos requisitos abaixo relacionados:

  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido no máximo uma média de até dois salários mínimos no ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Além disso, é necessário que a empresa tenha enviado corretamente os dados dos trabalhadores na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

PIS/PASEP ano base 2020

De acordo com a Caixa, os pagamentos referentes ao ano base 2022 foram iniciados em 08 de fevereiro aos profissionais do setor privado e em 15 de fevereiro aos servidores públicos. Primeiro recebemos nascidos em janeiro, depois os aniversariantes de fevereiromarçoabril, maiojunhojulhoagosto, setembro e assim por diante.

Saques

Confira abaixo como sacar os valores, conforme informações da Caixa:

  • Para quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixas eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.
  • Para quem não possui o cartão, deverá procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento oficial de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.
  • Para quem possuir conta individual na CAIXA pode ter o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.
    Abono de anos anteriores pode ser recebido nas Casas Lotéricas com senha e documento de identificação oficial com CPF, desde que a senha tenha sido cadastrada em agência e o beneficiário não esteja de posse do cartão cidadão.
  • Para quem não possui conta nem na Caixa nem no Banco co Brasil, poderá receber em qualquer caixa eletrônico, desde que esteja com o Cartão Cidadão e a senha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *