Sisu 2023: Há bônus regional na seleção dos candidatos?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), para ingresso nas Instituições Federais de Ensino. A referida seleção utiliza as notas do Enem 2022 para classificação dos candidatos.

Sisu 2023: Bônus Regional

Algumas instituições participantes do Sisu adotam o bônus regional, ou seja, elas acrescentam em torno de 10 a 20% na nota final do Enem, para estudantes das escolas públicas da região, na qual a Instituição é sediada. Os critérios são especificados por meio do termo de adesão da universidade firmado com o MEC.

De acordo com as regras, quando o candidato se inscreve para curso que tenha bônus regional, adotado pela instituição; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Dessa forma é gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.

Há pesos diferentes nas notas do Enem para o Sisu 2023?

De acordo com as regras, as Universidades e Institutos poderão ainda determinar pesos diferentes nas notas do Enem 2022, para cada curso de graduação oferecido.

Como exemplo, o curso de física poderá dar mais peso à nota de Ciências da Natureza. O curso de medicina poderá exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Tais critérios são especificados por meio do termo de adesão da Instituição junto ao MEC.

Reservas de Vagas

De acordo com a legislação vigente, as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes, que cursaram o ensino médio em escolas públicas; de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas); alterada pela Lei nº 13.409/2016. Há instituições que participam do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Cronograma Sisu 2023

Em breve, o Ministério da Educação divulgará o cronograma referente ao Sisu 2023, cuja inscrição será logo após a divulgação do resultado do Enem 2022. Na primeira edição de 2022, foram oferecidas mais de 206.000 vagas, em mais de 110 Instituições Federais.

Inscrição

As inscrições para o Sisu 2023 serão realizadas no período de 16 a 24 de fevereiro de 2023, por meio do site oficial do processo seletivo do MEC.

Como se inscrever?

De acordo com as regras, o candidato deverá acessar o site do Mec e especificar:

  1. Em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e
  2.  A modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:
    • às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;
    • b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou
    • c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *