Veja como solicitar isenção de taxa do Enem 2023

O período de inscrições para o Enem 2023 será de 06 a 16 de junho dd 2023, após alteração no período destinado à inscrição do Exame.

O cronograma referente à isenção do Enem 2023 não foi divulgado, mas veja abaixo como fazer a solicitação da isenção do Exame.

Como conseguir isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?

De acordo com o MEC, a isenção da taxa de inscrição do Enem é destinada aos candidatos de baixa renda que não consigam pagar o valor.

O edital do Enem 2023 será divulgado em breve pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com todos os detalhes do Exame.

Conforme os requisitos da última edição do Enem, para conseguir a isenção é preciso estar dentre um dos critérios abaixo:

  • Estudante do 3º ano do ensino médio da rede pública em escola da rede pública;
  • Estudante que fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2023?

O pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem é realizado por meio da Página do Participante, no portal do Governo Federal. Para isso, basta o candidato realizar cadastro no site e se inscrever. Caso tenha cadastro, basta realizar o login.

Os candidatos ausentes no Enem 2022 deverão justificar a sua ausência para conseguir nova isenção, em prazo que será divulgado pelo INEP.

Provas Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

O exame será composto por uma redação e 180 questões objetivas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Gabaritos e resultado

A divulgação dos gabaritos oficiais deve ser no dia 24 de novembro. O resultado será liberado em 16 de janeiro de 2024.

Para que servem as notas do Enem?

As notas do exame podem ser usadas para concorrer a vagas em instituições federais de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e em instituições privadas pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) Financiamento Estudantil (Fies). Elas são aceitas ainda por diversas instituições de educação superior portuguesas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *