A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) está com inscrições abertas para o Vestibular UESB 2027, seleção voltada ao ingresso nos cursos de graduação da instituição no primeiro e no segundo períodos letivos do próximo ano. Os candidatos podem se inscrever até 30 de setembro de 2026, em processo que oferece 1.008 vagas distribuídas por 47 cursos regulares.
O vestibular será realizado em etapa única, com provas presenciais nos dias 22 e 23 de novembro de 2026. A seleção inclui questões objetivas de múltipla escolha e redação dissertativo-argumentativa, e o resultado deve ser divulgado até 18 de dezembro.
A inscrição para o Vestibular UESB 2027 deve ser feita de forma totalmente online, por meio do formulário disponível nos sites do Instituto Avalia e da UESB. Para concluir o cadastro, o candidato precisa informar o próprio CPF e preencher corretamente os dados solicitados pelo sistema.
Durante o procedimento, será necessário indicar duas opções de curso, sendo uma primeira e uma segunda opção, além de escolher o município de realização das provas, a modalidade de concorrência, o turno do curso e a língua estrangeira. Após o envio do formulário, essas escolhas não poderão ser alteradas.
A segunda opção de curso só será utilizada para convocação quando não houver candidatos classificados em primeira opção para o mesmo curso. A seleção foi aberta com 1.008 vagas em 47 cursos e inscrições de 3 de agosto a 30 de setembro, além de mudanças na modalidade de reserva de vagas.
A taxa de inscrição é de R$ 110. Depois de preencher o formulário, o candidato que não tiver direito à isenção deverá emitir o boleto bancário e efetuar o pagamento até 1º de outubro de 2026, primeiro dia útil após o encerramento das inscrições.
O pagamento poderá ser feito em bancos, casas lotéricas, correspondentes bancários, internet banking ou por Pix, exclusivamente por meio da leitura do QR Code disponível no boleto. Depósitos ou transferências feitos diretamente para a universidade ou para o Instituto Avalia não serão aceitos.
A confirmação do pagamento deverá ser consultada pelo próprio candidato nos ambientes da seleção em até quatro dias úteis.
O prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai das 10h de 3 de agosto até as 23h59 de 25 de agosto de 2026. Os documentos comprobatórios poderão ser enviados pelo sistema até as 23h59 de 26 de agosto.
O pedido de isenção deve ser feito no próprio formulário de inscrição, com o envio da documentação correspondente à categoria do candidato. Entre os grupos que podem solicitar o benefício estão:
O resultado preliminar dos pedidos de isenção será divulgado em 14 de setembro. Os recursos poderão ser apresentados nos dias 15 e 16 de setembro, e o resultado após análise dos recursos está previsto para 25 de setembro.
O Vestibular UESB 2027 disponibiliza 1.008 vagas. Desse total, 630 são destinadas ao primeiro período letivo de 2027 e 378 ao segundo período.
As oportunidades estão distribuídas entre cursos ofertados nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga. A seleção adota modalidades de ampla concorrência e reserva de vagas.
Conforme o edital, 50% das vagas de cada curso são destinadas à ampla concorrência e 50% à reserva de vagas. Dentro da reserva, há oportunidades para candidatos de escolas públicas e para candidatos negros que também tenham atendido aos requisitos de escolaridade na rede pública.
Os candidatos que optarem pela reserva de vagas concorrem simultaneamente na ampla concorrência e na categoria reservada escolhida. Quando a pontuação for suficiente para aprovação pela ampla concorrência, a convocação será feita por essa modalidade, sem ocupação de vaga reservada.
O processo seletivo será aplicado em dois dias consecutivos e terá 85 questões objetivas de múltipla escolha, além de uma redação. As provas abordarão conteúdos obrigatórios do Ensino Médio, incluindo Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.
No momento da inscrição, o candidato poderá escolher entre inglês, francês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. A exceção é o curso de Licenciatura em Letras Modernas, com habilitação em Português e Inglês, no campus de Vitória da Conquista, para o qual a opção obrigatória será inglês.
No dia 22 de novembro de 2026, os candidatos responderão a 15 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, 10 questões de Língua Estrangeira e 15 questões de Matemática. Nesse mesmo dia será aplicada a redação.
A duração total do primeiro dia será de quatro horas e 30 minutos. A prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira terá caráter eliminatório.
Em 23 de novembro de 2026, a avaliação terá 20 questões de Ciências Humanas, com conteúdos de História, Geografia e Conhecimentos Contemporâneos, além de 25 questões de Ciências da Natureza, abrangendo Física, Química e Biologia.
O tempo disponível para o segundo dia será de quatro horas. Somadas as duas aplicações, o vestibular terá 40 questões no primeiro dia e 45 no segundo.
A redação do Vestibular UESB 2027 será do tipo dissertativo-argumentativo e apresentará um único tema. O candidato deverá produzir um texto com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas.
A produção textual será feita no primeiro dia de provas. Na folha definitiva, o participante não poderá inserir nome, apelido, pseudônimo, símbolo, rubrica ou qualquer outro elemento que permita identificação fora do campo específico para assinatura. A presença de elemento identificador poderá resultar em nota zero na redação.
Nos dois dias de aplicação, os portões serão abertos às 7h e fechados às 8h, no horário oficial de Brasília. As provas terão início a partir das 8h10, e não será permitida a entrada de candidatos após o fechamento dos portões.
O endereço exato do local de prova será informado no Cartão de Informação do Candidato, cuja liberação está prevista para ocorrer até 13 de novembro de 2026. O candidato só poderá realizar as provas no município e no local indicados nesse cartão.
Para entrar na sala, será necessário apresentar documento oficial de identificação original com foto. Também serão aceitos documentos digitais oficiais, desde que exibidos nos respectivos aplicativos.
O cronograma do processo seletivo já traz as datas centrais para inscrição, pagamento, provas e resultado.
As inscrições para o Vestibular UESB 2027 seguem abertas até 30 de setembro de 2026, e o pagamento da taxa deve ser feito até 1º de outubro.