Viagem a Portugal: tudo o que você precisa saber para planejar a sua

Fazer uma viagem a Portugal é o sonho de grande parte da população brasileira.

Aliás, motivos são o que não faltam para conhecer o país, tal como o grande acervo histórico-cultural de suas cidades, bem como a facilidade de falar a língua.

As paisagens incríveis que o país possui, uma beleza arquitetônica de tirar o fôlego, comidas típicas maravilhosas e muito mais, além do fato de ser um dos países que apresenta melhor custo-benefício para os brasileiros que querem conhecer a Europa.

Se você faz parte dessas pessoas que sonham em aproveitar uma viagem a Portugal, ou até mesmo conseguir a sonhada cidadania portuguesa, saiba que este artigo foi criado especialmente para ajudá-lo.

Vamos falar um pouco mais sobre o país, bem como tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo a estadia em Portugal, como, por exemplo, o que fazer, lugares para ficar, o momento ideal para viajar e muito mais. Portanto, se você quer saber tudo que separamos sobre essa viagem, continue conosco na leitura desse texto e fique por dentro.

Quanto tempo ficar no país?

Se você quer aproveitar o mínimo, é necessário que você passe pelo menos 7 dias no país.

Em sete dias, você pode conhecer com calma alguns dos pontos turísticos, bem como as ruas mais charmosas de Lisboa, assim como alguns bate-voltas para determinados destinos que são próximos dali, como, por exemplo, Cascais e Sintra. Embora não dê para aproveitar ao máximo o país, você conhece bons lugares.

Se a sua ideia é aproveitar o período de férias e desfrutar do país com um pouco mais de calma, o ideal é que você passe pelo menos 2 semanas e conhecer tudo que o país tem a oferecer.

Você pode se surpreender, mesmo que se trate de um país pequeno e com uma população não tão grande quanto o Brasil, mas que pode trazer grandes surpresas, principalmente em relação ao seu grande número de regiões turísticas e cidades.

Durante esses quinze dias, você pode aproveitar para conhecer com mais calma a região de Porto, Coimbra e Lisboa, além de visitar os pequenos vilarejos, como o Santuário de Fátima, sendo um destino bem interessante.

Já para aquelas viagens em que você passa mais de duas semanas, surge uma excelente quantidade de opções para conhecer, como a Costa Vicentina, Serra da Arrábida e Algarve.

Para quem planeja viajar em períodos fora da temporada, como, por exemplo, em dias frios, é melhor buscar por outros destinos, como as cidades do interior, tais quais o Vale do Douro, Alentejo, Évora, Óbidos, Guimarães e muito mais.

Qual a melhor época para conhecer Portugal?

A melhor época para viajar para Portugal é de maio a setembro, quando a temperatura já está alta, o tempo pode estar ensolarado, as atrações e praias de Portugal não faltam visitantes.

O final da primavera e todo o verão marcam a alta temporada do país, época de festas populares. Os turistas estão por toda parte, é claro, esse é o período onde os preços são mais altos.

Nos outros meses do ano, a temperatura cai e chove mais, mas não é tão frio como em outros países europeus – embora neve e esqui possam ser vistos nas belas montanhas da Estrella.

No inverno e outono, as zonas costeiras ficam quase desertas, mas cidades como Lisboa e Porto continuam a receber grande número de turistas que podem desfrutar da beleza sem filas ou caos. O alojamento é mais econômico e o clima propício para saborear deliciosos doces, vinhos do país, queijos e embutidos.

O que fazer na região de Lisboa

O destino de grande parte dos turistas, inclusive aqueles que vêm do Brasil, é sem dúvidas a região de Lisboa e seus entornos. Isso porque a região oferece um grande número de pontos turísticos, com algumas vistas panorâmicas de tirar o fôlego, ao combinar história e modernidade.

Além disso, é possível se divertir nas praias e nas serras, com direito a um sol agradável ou frio nas montanhas. Você pode conhecer todos esses atrativos em 4 dias, guardando um tempo para os demais.

O que fazer na região de Porto

Porto e a região norte de Portugal são lugares com muito charme. Os dias na região amanhece com neblina, porém ao passar do tempo, essa neblina se dissipa, permitindo que o sol realce o brilho e o colorido dos azulejos da região.

Aqui, você irá precisar de mais ou menos 2 dias para conhecer todas as atrações da região. Você pode se deliciar com os embutidos, bem como alguns pratos característicos e um vinho para fechar a noite.

Gastronomia em Portugal

A cozinha portuguesa é mundialmente conhecida pela sua qualidade. E, olha, isso é para qualquer um parar de fazer dieta! Destaque para o marisco mais fresco, composto por bacalhau, sardinha, choco, almeijôas e outros peixes.

No Norte do país, ganham destaque os enchidos e os alimentos mais “ricos”, como a francesinha (prato clássico do Porto), as tripas e os pratos de porco.

A doçaria portuguesa é um capítulo à parte. Como tradição dos mosteiros portugueses, a comida domina as ruas e, hoje em dia, pode encontrar pelo menos um doce típico em cada cidade que visita: os Pastéis de Belém em Lisboa, Santa Clara Pastel de Coimbra, entre várias outras iguarias que você só encontra na região.

Qual o valor de uma viagem para a região?

Como já dissemos, uma viagem a Portugal é muito mais em conta do que outros países da Europa. Além disso, os serviços de hospedagem e alimentação também são bastante atrativos para os brasileiros. A seguir, temos uma estimativa dos preços:

  • Passagem aérea: algo entre R$1500 a R$3000 por pessoa;
  • Alimentação: de 7 a 20 euros por pessoa;
  • Hospedagem: a partir de 20 euros por pessoa;
  • Atrações de entretenimento: 5 euros por pessoa;
  • Transporte Público: em média 2 euros.

Cabe ressaltar que esse é o preço médio, entretanto, existem opções mais luxuosas e sofisticadas para quem quer aproveitar ao máximo a experiência. No entanto, os preços também são elevados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *