As 5 vantagens do teletrabalho em tempos de pandemia

Quando falamos em teletrabalho, muitos de nós imaginamos com alguma inveja alguém trabalhando em uma praia exótica, ou sentado calmamente em casa de pijama e chinelos, alheio aos engarrafamentos. Embora não seja tão simples, é verdade que o teletrabalho apresenta vantagens importantes. Confira abaixo.

Perante a questão do teletrabalho, sim ou não, vamos enumerar as vantagens do teletrabalho ou, por outras palavras, quais os benefícios que o teletrabalho oferece, para o trabalhador.

Vantagens para o trabalhador

  1. Aumento da flexibilidade e autonomia

Trabalhar em casa nos permite organizar o tempo que quisermos. Em geral, as empresas exigem o cumprimento de um determinado número de horas ou o cumprimento de determinados objetivos. A forma como organizamos o nosso tempo para o levar a cabo depende de nós.

  1. Economize tempo e dinheiro

Não ter que se deslocar para o local de trabalho é uma economia de tempo significativa para os trabalhadores, especialmente nas grandes cidades.

Além de nos libertarmos de parte do stress diário (engarrafamentos, atrasos nos transportes, etc.), esta poupança de tempo permite-nos dedicar mais horas à vida pessoal e familiar, o que resulta numa maior qualidade de vida.

Além de economizar tempo, muitas vezes trabalhar em casa também se traduz em economia de dinheiro, principalmente para os trabalhadores para os quais a empresa não cobre despesas de viagem, alimentação, etc.

A isso vamos acrescentar outro ponto importante: a economia nas contas do lar. Ao passar mais tempo em casa conseguirá dedicar mais tempo a questões relacionadas com a fatura de luz: comunicar a sua leitura de luz todo o mês, mudar o titular da conta elétrica, mudar a potência elétrica e muito mais.

O teletrabalho vai ajudar você a ter menos custos com a internet. Se nesse momento você passa quase todo o tempo em casa, não há necessidade de gastar dinheiro com a internet móvel do seu celular. É uma boa hora de você alterar o seu plano para uma tarifa mais econômica.

  1. Mais motivação e produtividade

A comodidade do trabalho `distância, onde o trabalhador sabe que pode organizar o seu tempo e cuidar de um imprevisto (uma urgência, como prestar auxílio a um familiar que adoeceu…) sem que seja um problema grave, faz com que o trabalhador valorize as vantagens mais da sua situação laboral.

Desta forma, aumentam a motivação e o empenho em corresponder às expectativas, atingir os objetivos e se envolver no bom funcionamento da empresa, que lhe facilita essa flexibilidade nas condições de trabalho.

  1. Vida familiar e profissional conciliadas

É uma das vantagens do teletrabalho de maior valor para o funcionário. A economia de tempo, aliada à liberdade de organização da jornada de trabalho, permite uma maior conciliação da vida pessoal e familiar com as obrigações profissionais.

Além disso, o trabalho a distância também possibilita o desenvolvimento da atividade, não só em casa, mas em qualquer outro local quando necessário (viagem em família, estadias na casa de amigos ou parentes, etc.)

  1. Maior integração e acessibilidade

O teletrabalho é uma oportunidade importante de acesso a um emprego para pessoas com deficiência que, em outras condições, teriam muita dificuldade para se deslocar para um local de trabalho.

Da mesma forma, as pessoas que vivem em áreas rurais ou longe das grandes cidades podem agora ter acesso a um grande número de postos de trabalho graças ao surgimento do teletrabalho.

Em ambos os casos, a empresa pode se beneficiar das contribuições de pessoas com grande talento e valor que, de outra forma, não poderia ter em suas equipes de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *