Como economizar eletricidade em casa?

Hoje em dia a preocupação com o gasto de dinheiro e com a economia é cada vez mais importante. Atualmente o mundo está vivendo uma crise devido à pandemia do coronavírus o que levou muita gente para o desemprego. Por isso, essa é a melhor altura para saber como economizar nos gastos domésticos e em particular na eletricidade.

O aumento das contas com a luz é de fato um problema que a maioria das famílias enfrenta. Isto faz com que as pessoas se preocupem cada vez mais em economizar energia. No entanto, nem todas sabem bem como baixar o valor da conta da luz em casa. Como economizar na luz?

Responderemos a esta questão para que você tenha todas as ferramentas para obter economias de energia significativas em casa.

Como economizar eletricidade em casa?

Isolamento térmico

A primeira dica para economizar luz tem a ver com o isolamento térmico de nossa casa. O aquecimento e o ar condicionado são uma das principais fontes de consumo de energia. E se nosso isolamento não for eficiente, eles terão que funcionar mais tempo para atingir a temperatura desejada.

Substitua as lâmpadas tradicionais

Se queremos consumir menos energia, a opção por lâmpadas de baixo consumo deve ser uma das primeiras medidas a adotar. Os dados falam por si: consomem cerca de 80% menos e têm durabilidade até oito vezes mais. E a verdade é que há muitas áreas da nossa casa que sempre estão iluminadas, como a sala ou a cozinha.

Desconecte os aparelhos que você não usa

Normalmente tendemos a acreditar que os eletrodomésticos só consomem quando estão ligados. E a verdade é que é um grande erro. Se estiverem conectados, estarão desperdiçando energia mesmo se não estiverem sendo usados. É algo muito comum que ocorre com televisores e carregadores de celular. São na verdade, ladrões de energia que tornarão a nossa conta mais cara todos os meses. Para evitar isso, basta desconectar os eletrodomésticos que não estamos utilizando.

Lave com água fria

Usar a máquina de lavar corretamente também pode poupar luz em casa. Para isso, basta lavar com água fria em vez de usar os programas de água quente. Isso ocorre porque 90% da energia utilizada por este aparelho é para aquecer a água. Também é aconselhável encher completamente a máquina de lavar e utilizar os programas do tipo ecológico, que gastam menos energia.

Desligue as luzes: aproveite a luz natural

As luzes, mesmo que sejam de baixo consumo, consomem energia. E como nosso objetivo é obter economias de energia significativas, recomendamos que você tente mantê-los desligados o máximo possível. Aproveite ao máximo a luz natural oferecida pelo sol. É grátis e inesgotável!

Passe todas as suas roupas de uma vez

O ferro também consome mais do que pensamos. Por isso é aconselhável que em vez de passar várias sessões ao longo da semana o façamos de uma só vez. O alto consumo tem a ver com a necessidade de gastar muita energia para atingir a temperatura de funcionamento. A forma de reduzir o gasto é passar tudo de uma vez.

Economizar eletricidade é algo com que a maioria das pessoas se preocupa. Agora, mais do que nunca, porque os preços da energia continuam subindo. E para poder pagar menos a cada mês é fundamental mudar alguns dos hábitos em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *