Auxílio Brasil: Caixa libera pagamento de março para beneficiários com NIS 2

Caixa libera hoje (21), de acordo com o calendário de pagamento, a parcela de março do Auxílio Brasil para pessoas com NIS 2, cujo programa de renda possui mais de 18 milhões de famílias.

De acordo com as regras, a folha de pagamento do Auxílio Brasil é composta pelo benefício habitual que gira em torno de R$ 224 e pelo benefício extraordinário que não possui valor definido e é pago de forma complementar para que todas as famílias recebam pelo menos R$ 400 no mês.

Como consultar o valor a receber por meio do CPF?

Aprender a consultar o Auxílio Brasil é algo essencial para quem recebe esse benefício social, porque o benefício é aprovado a cada mês, de acordo com informações do Ministério da Cidadania. Isso acontece porque a cada período mensal, um número de beneficiários é excluído do programa por variados motivos.

Da mesma forma, também há a inclusão de novos beneficiários no programa, e a consulta pode ser efetiva para descobrir o momento em que uma pessoa foi aceita no projeto. Nos dois últimos meses, o Governo Federal anunciou a inclusão de milhares de novos beneficiários no programa. Em janeiro, foram 3 milhões e mais. E, no mês de fevereiro, pouco mais de 500 mil.

Além disso, quando uma pessoa passa a ser contemplada pelo benefício, a Caixa Econômica Federal (CEF) envia um comunicado sobre a sua aprovação. Mas se o comunicado não chegar ao seu destinatário, seja qual for o motivo do atraso, os aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem continuam disponíveis para a consulta pelo beneficiário.

Portanto, se você ainda não recebeu essa comunicação, há essa opção da verificação que pode ser feita diretamente nos seguintes aplicativos abaixo:

Os dois aplicativos estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS (aparelhos Apple). Então, basta ir até a loja de aplicativos do seu celular e procurar por estas plataformas digitais e enfim fazer a consulta do seu benefício social. Logo abaixo, veja como fazer a consulta do Auxílio Brasil.

Como fazer consultar o Auxílio Brasil no aplicativo?

O cidadão deverá de acordo com as regras abaixo:

  1. Baixar o aplicativo Auxílio Brasil (Android | iOS) e, ao abrir o app, clicar em “Acessar”
  2. Usar a sua senha do aplicativo Caixa Tem para entrar no aplicativo. Se não tiver uma senha, faça o seu cadastro em primeiro lugar
  3. Para entrar com a sua conta do Caixa Tem, digite o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física), clique em “Próximo” e digite a mesma senha que você usa entrar no aplicativo
  4. Logo em seguida, a tela vai exibir se você foi aprovado ou não para receber o valor do Auxílio Brasil

Como consultar o Auxílio Brasil por meio do Caixa Tem

  1. Baixar o aplicativo do Caixa Tem (Android | iOS)
  2. Fazer login com o seu CPF e sua senha
  3. Localizar a opção “Auxílio Brasil” e selecionar ela
  4. Clicar em “Ver meu benefício”
  5. Na conversa que for iniciada logo em seguida, você saberá se foi aprovado ou não para receber o auxílio

Há como entrar nos aplicativos sem Internet?

Na verdade, os dois aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem somente podem ser acessados por meio de uma conexão de Internet.

Nesse sentido, se o cidadão está sem acesso à Internet, ainda assim por fazer a sua consulta do benefício, mas de formas diferentes. São elas:

  • Ligar para o número 111, que é a Central de Atendimento da Caixa
  • Ligar para o número 121, que é a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania

Nos dois casos de ligação telefônica que foram citados logo acima, deverá informar o número do seu CPF ou o número do seu NIS (Número de Inscrição Social) para descobrir se foi contemplado com o benefício ou não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.