Bolsa Família: calendário da 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021

A Caixa Econômica Federal começou no dia 17 de setembro os pagamentos referentes à sexta parcela do Auxílio Emergencial dos beneficiários do Bolsa Família 2021.

O benefício social continua com o mesmo método de pagamento dos anos anteriores. Ou seja, sempre com os pagamentos sendo feitos na última quinzena de cada mês.

No mês de setembro, um número de aproximadamente 10 milhões de beneficiários vão receber a 6ª parcela do Auxílio Emergencial 2021.

Esta vai ser a penúltima parcela do Auxílio Emergencial deste ano, que vai durar até o mês de outubro de 2021. Logo depois disso, o Governo Federal pretende lançar o novo programa social Auxílio Brasil.

Quem recebeu o Bolsa Família anteriormente

A folha de pagamentos do Bolsa Família do mês de agosto foi formada por 9,59 milhões de beneficiários do Auxílio Emergencial, sendo que deste total, 4,92 milhões são as mães chefes de família, 3,17 milhões são as pessoas que recebem o valor padrão e 1,49 milhão são os brasileiros que moram sozinhos.

Outras 5,27 milhões de famílias que não foram consideradas aptas para receber as parcelas do Auxílio Emergencial 2021 também receberam o benefício habitual do Bolsa Família. No caso destas pessoas, elas recebem o Bolsa Família em vez do Auxílio Emergencial por que o valor que recebem do primeiro é maior do que o do segundo.

Além disso, o Governo Federal também anunciou que haverão mudanças no Bolsa Família em 2021. Esta é uma informação que foi confirmada pelo próprio presidente da república, Jair Bolsonaro, e pelo seu ministro da Cidadania, João Roma, durante uma entrevista para a TV Brasil.

Novo Bolsa Família em novembro

De acordo com as palavras do atual ministro João Roma, o Bolsa Família vai ser aperfeiçoado e reformulado. Ainda segundo o ministro, o valor do benefício social deve aumentar, e o número de beneficiários atendidos também. Mudanças que devem ocorrer a partir de novembro deste ano.

Com as mudanças, o Bolsa Família vai deixar de existir. Nesse sentido, o programa social vai mudar até de nome e passará a se chamar Auxílio Brasil. O novo nome já foi, inclusive, confirmado pelo presidente.

O novo programa social do Governo Federal vai ter 3 (três) modalidades de benefício básico, e outros 6 (seis) benefícios sociais que serão complementares aos principais.

A Medida Provisória de número 1061, que é a medida que enfim cria o Auxílio Brasil, já foi entregue pelo presidente Jair Bolsonaro para o Congresso Nacional. O envio da nova medida provisória aconteceu no dia 9 de agosto de 2021.

Auxílio Brasil – Valor maior para mais pessoas

Atualmente, o Programa Bolsa Família beneficia um número de mais de 14 milhões de famílias que tem uma renda média de R$ 190 reais por mês. Com o novo programa Auxílio Brasil, o valor médio do benefício deve ter um aumento de, pelo menos, 50%.

Além disso, o alcance do programa social também deve ser ampliado com o Auxílio Brasil, passando a atingir mais de 16 milhões de famílias.

A ideia original do Governo Federal era a de incluir, dentro do Bolsa Família, uma parcela da população que ficará desassistida logo depois que os pagamentos do Auxílio Emergencial então chegarem ao fim. Porém, com a prorrogação do Auxilio Emergencial neste ano de 2021, os planos para lançar o novo programa social tiveram que ser adiados.

Calendário do Bolsa Família em 2021 – Setembro

NIS de dígito final 1
Dia do Pagamento – 17 de setembro de 2021

NIS de dígito final 2
Dia do Pagamento – 20 de setembro de 2021

NIS de dígito final 3
Dia do Pagamento – 21 de setembro de 2021

NIS de dígito final 4
Dia do Pagamento – 22 de setembro de 2021

NIS de dígito final 5
Dia do Pagamento – 23 de setembro de 2021

NIS de dígito final 6
Dia do Pagamento – 24 de setembro de 2021

NIS de dígito final 7
Dia do Pagamento – 27 de setembro de 2021

NIS de dígito final 8
Dia do Pagamento – 28 de setembro de 2021

NIS de dígito final 9
Dia do Pagamento – 29 de setembro de 2021

NIS de dígito final 0
Dia do Pagamento – 30 de setembro de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *