Aplicativo Caixa Tem: como usar o recurso do Auxílio Emergencial

Desde o ano de 2020, o Governo Federal adota uma dinâmica específica para os pagamentos do Auxílio Emergencial. E essa dinâmica é a seguinte: em primeiro lugar, os depósitos dos valores do benefício emergencial são feitos na chamada Conta Poupança Social Digital da Caixa, que é uma conta que o beneficiário pode acessar e administrar por meio do aplicativo Caixa Tem, uma plataforma que foi criada originalmente para atender a esta finalidade em específico. E em segundo lugar, em um momento posterior ao depósito, o Governo libera para o usuário fazer o saque do dinheiro que foi depositado anteriormente. Ou até mesmo transferir os valores recebidos para uma outra conta bancária do seu interesse.

Em resumo, o dinheiro do Auxílio Emergencial só pode ser movimentado via aplicativo Caixa Tem em um primeiro momento. E algum tempo depois que o pagamento é feito por meio de depósito no app, a Caixa libera os procedimentos de saques e transferências.

Então, neste cenário, qual é a melhor opção para o cidadão? Movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial no aplicativo Caixa Tem ou esperar todo o tempo que for necessário para sacar ou transferir o valor do benefício?

Afinal, qual é a melhor alternativa?

Antes de tudo, é importante reforçar que o dinheiro do Auxílio Emergencial, quando é depositado pelo Governo na conta do Caixa Tem, já fica disponível para ser movimentado.

Ou seja, o usuário tem a oportunidade de fazer uma série de movimentações financeiras, mas tudo a partir do aplicativo Caixa Tem e não fora dele.

Dessa forma, dentro do aplicativo Caixa Tem, o cidadão brasileiro tem a possibilidade de:

  • Fazer pagamentos em lojas online
  • Fazer compras com o Cartão de Débito Virtual da Caixa, que está disponível dentro do aplicativo
  • Fazer compras por meio das maquininhas de cartão que são utilizadas por diversos estabelecimentos comerciais

Portanto, como se pode ver anteriormente, não é como se o dinheiro depositado no Caixa Tem estivesse impossível de ser usado pelo beneficiário. Pelo contrário, o aplicativo Caixa Tem oferece uma série de possibilidades para os seus usuários. Porém, dentre estas possibilidades, não está o saque e a transferência no momento imediato do depósito. Ou seja, a pessoa que recebe o Auxílio Emergencial deve sim esperar o dia certo caso tenha o interesse em sacar ou transferir o dinheiro do benefício.

Auxílio Emergencial e Caixa Tem – Esperar o dia do saque é uma boa opção?

Enquanto uma parte dos beneficiários já começam a movimentar o dinheiro do Auxílio Emergencial no mesmo momento em que ele é depositado na conta do aplicativo Caixa Tem, há também a parte dos usuários que preferem esperar pelo dia do saque para que tenham o dinheiro recebido em espécie, ou para que possam transferir os valores para uma outra conta bancária.

Na verdade, essa é uma decisão que cabe somente ao beneficiário. Afinal, somente ele pode ter a certeza de qual é a melhor opção para o seu orçamento.

Porém, apesar disso, é possível listar algumas situações em que esperar pelo dia do saque do Auxílio Emergencial é, de fato, uma boa opção. E estas situações são as seguintes:

  • Quando o beneficiário quer usar o dinheiro do Auxílio Emergencial em espécie
  • Quando o beneficiário quer que o dinheiro do Auxílio Emergencial seja transferido para uma outra conta bancária de sua titularidade
  • Quando o beneficiário usa o dinheiro do auxílio para pagar uma conta que não pode ser paga por meios digitais
  • Quando o beneficiário pode esperar um pouco mais de tempo para agregar o valor do auxílio ao seu orçamento doméstico e familiar
  • Quando o usuário tem pouca prática e habilidade com o uso de aplicativos bancários e, por isso, não se sente seguro em fazer tentativas de movimentação do dinheiro pela plataforma digital

Se você se identifica com alguma das situações que foram citadas anteriormente, isso significa que a espera de tempo entre o depósito do dinheiro do auxílio e a permissão de saque do mesmo pode ser vantajosa para o seu caso. Mas se não for esse o caso, explore todas as possibilidades que o aplicativo Caixa Tem oferece para os seus usuários e comece a movimentar o seu dinheiro do Auxílio Emergencial assim que ele for depositado pelo Governo na sua conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *