Bolsa Família: Veja o que fazer se seu benefício estiver bloqueado

A Caixa Econômica Federal iniciará o pagamento, na próxima sexta-feira, dia 14, da parcela do mês de abril referente ao Bolsa Família.

O programa alcançará novamente mais de 21 milhões de famílias, e uma parte deste grupo receberá ainda o valor extra de R$ 110 do Auxílio Gás dos Brasileiros.

Bolsa Família Bloqueado: Veja o que fazer

Conforme as regras, o bloqueio do Bolsa Família pode ser feito por causa do cadastro desatualizado, por algum requisito do programa que o beneficiário deixou de cumprir ou até mesmo pelo acesso indevido ao aplicativo.

No mês de março de 2023, a folha de pagamento do Bolsa Família atingiu 21,19 contemplados pelo benefício social. Do total, aproximadamente 694 mil foram incluídos na nova rodada e outros 1,3 milhão foram excluídos, por motivos que variam entre desatualização do cadastro, inconsistências cadastrais de renda ou fim da regra de emancipação.

Bolsa Família bloqueado, suspenso ou cancelado

Causas diversas podem contribuir para que o beneficiário tenha o Bolsa Família bloqueado, ou até mesmo suspenso, por tempo indeterminado. De acordo com o Ministério da Cidadania, para não ter o benefício do Bolsa Família bloqueado é importante que o inscrito mantenha sempre o seu cadastro atualizado.

Conforme as regras, o integrante da família que fez o cadastro no CRAS deverá atualizar constantemente os dados de endereço, telefone de contato, renda ou qualquer modificação no grupo familiar, seja nascimento ou morte de alguém, casamento, separação, adoção, etc.

Se não houver mudança em nenhum dos dados, a atualização do cadastro deverá ser feita obrigatoriamente a cada dois anos.

Outro ponto importante é que a família deverá cumprir alguns requisitos para continuar recebendo o benefício, as chamadas condicionalidades do Bolsa Família. Veja abaixo quais são:

  • Realização de pré-natal;
  • Cumprimento do calendário nacional de vacinação;
  • Acompanhamento do estado nutricional, para os beneficiários que tenham até sete anos de idade incompletos; e
  • Frequência escolar mínima de 60% para os beneficiários de quatro anos a seis anos de idade incompletos;
  • Frequência mínima de 75% para os beneficiários de seis anos a dezoito anos de idade incompletos que não tenham concluído a educação básica.

De qualquer forma, se o beneficiário tiver seu Bolsa Família cancelado ou bloqueado é necessário procurar o setor responsável pelo Bolsa Família no CRAS, no qual foi realizada a inscrição no programa, para verificar a situação do benefício.

Bolsa Família bloqueado no Caixa Tem

A transição do Bolsa Família para a poupança digital foi determinada por meio da Lei nº 14.075/2020, que oficializou a poupança digital da Caixa, como conta para o pagamento de benefícios sociais de responsabilidade da União, dos Estados e dos municípios.

Contudo, os beneficiários devem ficar atentos a algumas limitações que a conta digital no Caixa Tem possui, como por exemplo o bloqueio da conta digital quando o usuário troca de aparelho celular ou chip. Isso ocorre porque a conta digital do Caixa Tem está ligada ao número de celular (chip) e aparelho em que foi realizado o primeiro acesso.

Se você mudou seu número ou trocou o aparelho celular, encontrará dificuldade de acessar a conta digital novamente. Em tais casos, a Caixa Econômica Federal reforça que será preciso comparecer a uma agência bancária, que funciona das 8h às 13h, ou então a uma casa lotérica com os seguintes documentos:

  • Documento pessoal com foto (RG ou CNH, por exemplo);
  • Celular no qual está instalado o aplicativo Caixa Tem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *