Caixa anuncia novo Cartão do Bolsa Família 2023

Os beneficiários do Bolsa Família 2023 passarão a contar com cartões com a função débito. Outros programas, como o seguro-defeso para pescadores, também terão direito ao benefício.

De acordo com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, os primeiros a receberem o cartão serão os povos originários que vivem no Amazonas e em Roraima. Mas não informou quando os demais beneficiários terão direito.

As novas regras referentes ao benefício social foram anunciadas pelo Governo Federal em 02 de março. O aplicativo do Bolsa Família já pode ser baixado pelo beneficiário. Inclusive, já é possível consultar as datas do pagamento do mês de março do benefício social.

Novo Cartão Bolsa Família

A expectativa é de que 21 milhões de famílias receberão o novo cartão do Bolsa Família.

Segunda a presidente da Caixa, os cartões do programa social terão a função de débito, além de permitir o saque do dinheiro em espécie.

Ainda segundo Rita, a maior parte das famílias recebe os valores via caixa eletrônico e lotéricas, e a outra parte utiliza o aplicativo Caixa Tem para movimentar o benefício. A função de débito foi implementada recentemente no cartão do Auxílio Brasil, ainda na gestão de Bolsonaro, mas apenas uma pequena parte dos beneficiários recebeu o cartão com chip e débito.

Os cartões de débito facilitarão as pessoas a movimentarem as contas, porque todos os beneficiários terão uma conta, uma poupança digital e isso facilitará a retirada de tais recursos.

Ainda não foi divulgado prazo definido para que seja feita a troca do cartão para as 21 milhões de famílias. Os novos beneficiários que entrarão no programa a partir de março, que somam mais 700 mil novos aprovados, receberão a versão atualizada.

Bolsa Família vai cair no Caixa Tem?

Conforme as regras, as famílias que atualmente recebem e movimentam as parcelas do Bolsa Família pela conta digital no Caixa Tem poderão seguir com o método de recebimento que estão acostumadas.

Como levará ainda algum tempo para que o governo substitua todos os cartões do programa, os beneficiários que estão há mais tempo no Bolsa Família podem seguir sacando os valores com o cartão antigo ou com o cartão do Auxílio Brasil ou ainda com o Cartão Cidadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *