Começará amanhã, 06, o Festival do Folclore de Olímpia 2022, veja a programação

Em 2022, o FEFOL estará na 58ª edição, com a celebração do Jubileu de Dália, conforme o legado deixado pelo Professor José Sant’anna, e já tem data prevista para transformar Olímpia no centro do Brasil.

O evento será realizado no período de 06 a 14 de agosto 2022, e voltará ao formato tradicional, com 9 dias de festa, que agitará a região e contará com mais de 50 grupos folclóricos e parafolclóricos de norte a sul do país.

Festival do Folclore de Olímpia 2022: Abertura

A programação começará a partir das 19 horas, no Recinto do Folclore “Professor José Sant’anna”, com a abertura do Pavilhão Cultural e o Lançamento do Anuário da edição. Na sequência, os olhares se voltam para a arena, onde haverá o Hasteamento das Bandeiras e a Cerimônia Oficial, com um dos momentos mais esperados e emocionantes da festa: o espetáculo de abertura.

Preparado pela secretaria de Educação, a apresentação contará com mais de 450 pessoas envolvidas, a maioria delas alunos da rede municipal de ensino, além de estudantes da Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, os grupos parafolclóricos, Frutos da Terra e Godap, Grupo Arte na Alma e a participação de funcionários e amigos da Educação Municipal, que é a novidade deste ano. Os participantes estão realizando os últimos ensaios para o grande dia.

Com o tema “O Folclore Pulsando em Olímpia: Santa Catarina e todo Brasil em um só Coração”, a encenação fará referência ao Estado de Santa Catarina, em especial à Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal, de Florianópolis, grupo homenageado na edição deste ano, e, ainda, a personalidades do folclore olimpiense, com uma música escrita e gravada especialmente para a abertura.

A apresentação envolverá a música-tema da edição deste ano, que é uma versão reestilizada da canção “Olímpia, Cidade-Moça”, da dupla sertaneja Tonico & Tinoco”, em alusão ao tema do 58º FEFOL, “Olímpia é o folclore brasileiro”, mostrando a diversidade cultural do país celebrada no festival.

O primeiro grupo a se apresentar será o Frutos do Pará – Belém/PA, que foi o homenageado da edição híbrida de 2021, e abrirá o FEFOL deste ano. Na sequência, sobe ao palco o homenageado de 2022, a Associação Folclórica Boi de Mamão do Pantanal – Florianópolis/SC, seguida do Grupo Boi de Mamão de Santo Antônio, também da capital catarinense, que vem a Olímpia pela primeira vez.

Ainda do sul do país, oOchega com a Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES, seguida do nordeste com a Cia de Ritmos e Danças Populares – Cordapés – Fortaleza/CE e passando pelo centro-oeste com o Terno Vilão Nossa Senhora de Fátima – Catalão/GO.

A viagem pelo Brasil continua com o Grupo Folclórico Mineiro Pau e Boi Pintadinho – Santo Antônio de Pádua/RJ, Grupo de Cultura Nativa Tropeiros da Borborema – Campina Grande/PB, Grupo Parafolclórico Siriri Flor de Atalaia – Cuiabá/MT, Grupo Cultural Xique Xique – Maceió/AL e encerrando com o Grupo Balé Popular do Piauí – Teresina/PI.

Além das apresentações noturnas de palco, a programação do FEFOL inclui outras diversas atividades culturais, recreativas e educacionais, à noite e ao longo do dia.

Fonte https://www.folcloreolimpia.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.