Enem 2022: Confira as novidades para inscrição e para utilização do Nome Social

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o Edital do Enem 2022, que traz as datas e as regras para participação do Exame Nacional do Ensino Médio, cujas provas serão em novembro de 2022.

Inscrição Enem 2022

Conforme Edital do Enem 2022, os estudantes poderão fazer as inscrições entre os dias 10 e 21 de maio, cuja taxa de inscrição custará R$ 85 e poderá ser paga até dia 27 de maio.

Os candidatos interessados em participar do Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br).

Novidades para inscrição e utilização do Nome Social

Nesta edição de 2022, o Inep inovou, por meio da inclusão dos documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital e RG Digital, como documentos válidos para identificação do participante no dia da aplicação do exame, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais. Capturas de telas não serão aceitas, conforme previsto nos editais.

Nome Social

Conforme edital, outra inovação é com relação ao tratamento por nome social, cujo participante, que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero (participante transexual, travesti ou transgênero) e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Para aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, pela Página do Participante.

Ainda conforme edital, para tal procedimento, será necessário apresentar os seguintes documentos de comprovação das condições que o motivam: foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares); e cópia digitalizada, frente e verso, de um dos documentos de identificação oficiais com foto, válido. Documentos enviados fora do prazo ou externos à Página do Participante não serão aceitos. Toda a documentação deverá ser anexada e enviada em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2 MB.

Edital Enem 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.