Prouni 2022: Veja quando abre a inscrição do programa

O Ministério da Educação (MEC) publicou o edital com o cronograma do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022.1, que terá a participação de milhares de instituições que assinarem o termo de adesão com o órgão.

O programa federal seleciona candidatos para bolsas parciais e integrais em universidades particulares e terá alterações para a edição de 2022.

Como é a consulta de bolsas do Prouni?

consulta de bolsas é realizada por meio do site do programa, no qual o estudante poderá pesquisar por Instituição, curso e modalidades de bolsa.

Na edição de 2021, foram ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos ministrados em 952 instituições de ensino superior da rede privada.

Inscrição

inscrição para o programa acontecerá no período de 22 a 25 de fevereiro de 2022, após a divulgação do resultado do Enem 2021, por meio da página do Prouni.

Critério de Renda

A Medida Provisória nº 1.075 manteve os mesmos critérios de renda exigida antes para a obtenção das bolsas do (Prouni), portanto, quem for pré-selecionado nos processos seletivos continuará tendo que comprovar as seguintes faixas de renda per capta:

  • Até um e meio salário mínimo, para bolsa integral,
  • Até três salários mínimos, para bolsa de 50% do valor da mensalidade.

Prioridades na seleção de estudantes

Quanto à ampliação do público que passa a poder pleitear as bolsas do Prouni, somente a partir do processo seletivo do segundo semestre de 2022, para efeito da classificação na seleção, será observada a seguinte ordem de prioridades:

  • Que tenha estudado em escola pública;
  • Que tenha estudado em escola privada na condição de bolsista;
  • Que tenha estudado em escola privada na condição de pagante.

De acordo com a Portaria, no momento da classificação haverá prioridade para estudantes de escola pública, quando comparados àqueles que estudaram em escola privada na condição de bolsista e de pagante. Por esta razão e com o entendimento de que a utilização do critério de renda da família é o mais relevante para efeito da distribuição das bolsas do Prouni.

Critério para seleção de estudantes

A MP não alterou o principal critério de seleção que é a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) mais recente. É preciso ter média de 450 pontos nas provas e não zerar a redação do Exame.

Critérios de desempate do Prouni

De acordo com as regras, no caso de notas idênticas na média aritmética das notas do Enem, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a seguinte ordem de critérios:

  • Maior nota na prova de redação;
  • Maior nota na prova de linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de matemática e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias;
  • Maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

De acordo com as regras, a bolsa parcial do ProUni é cumulativa apenas se for na mesma instituição de ensino e pode se juntar ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para complementar a mensalidade ou ainda opções de bolsas e financiamentos das próprias universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *