INSS: Veja como consultar se seu benefício foi aprovado

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui atualmente mais de 37 milhões de segurados, aposentados e pensionistas.

A cada ano, o Instituto recebe milhares de solicitações de benefícios, das mais variadas modalidades, o que geralmente ocasiona filas, em seu atendimento.

INSS: Veja como saber se meu benefício foi aprovado

Se ao fazer a solicitação junto ao INSS, você teve um benefício concedido, aguarde em torno de 15 dias, após a data da concessão, para receber seu primeiro pagamento.

Como consultar?

Você poderá consultar o banco e a data em que o pagamento estará disponível por meio do Meu INSS, ao selecionar o serviço “Extrato de Pagamento”, pela Central 135 ou através da Carta de Concessão, que também pode ser obtida pelo Meu INSS.

Para o primeiro recebimento, você deverá comparecer, na data prevista ao banco ou local indicado, portando um documento oficial válido com foto e o CPF.

Nos meses seguintes, você poderá fazer a opção por receber seu benefício na instituição financeira, em que você possui conta corrente ou conta poupança, desde que tal instituição mantenha contrato com o INSS.

Você deve solicitar tal alteração diretamente no banco em que você possui conta, caso seja de seu interesse tal opção.

Obrigações do Banco

Conforme as regras, a instituição financeira responsável pelo seu pagamento deverá garantir:

  • Emissão gratuita de cartão magnético para saque do benefício, sem a necessidade de abertura de conta;
  • Pacote mínimo de serviços bancários sem cobranças de tarifas, em caso de migração do cartão magnético para conta de depósitos; e
  • Realização do pagamento do benefício sem exigir a apresentação de documentos emitidos pelo INSS.

Como consultar informações relativas ao INSS

Por meio do app, o beneficiário do INSS tem acesso às opções abaixo relacionadas:

  • Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
  • Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
  • Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Perguntas Frequentes.

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