Link building: o que é e quais seus benefícios

Autoridade é uma das palavras-chave para qualquer negócio. Na internet, ter autoridade significa, entre outros aspectos, praticar o chamado link building.

A relevância de uma página da web está intimamente ligada ao número de menções que ela tem em outras páginas.

Os mecanismos de busca, como Google e Yahoo!, leem esse tipo de dado como uma prova de que a página é relevante. A partir daí, o posicionamento dela é aprimorado.

Portanto, esta é a base conceitual do link building, mas a importância e os benefícios dele não param por aí.

Sendo assim, leia este texto para descobrir mais vantagens relacionadas a essa técnica.

Conhecendo o link building

O link building é um velho conhecido de quem trabalha com marketing de conteúdo.

Como aponta o nome (construção de links, em português), essa estratégia é baseada em conquistar menções ao seu site em outros domínios.

Essas menções, geralmente, vêm na forma de hiperlinks, que direcionam os usuários para sua página quando são clicados.

Os mecanismos de busca identificam essas menções como atestados da qualidade dos conteúdos.

Portanto, esse tipo de rastreamento é o que define o posicionamento das páginas nos resultados de busca.

Sendo assim, o link building é vital para aumentar a visibilidade de empresas. Uma estratégia muito pertinente, ainda mais se for integrada a outras ações de marketing.

Por que usar o link building?

É notável que existem muitas outras estratégias de marketing que recebem mais destaque do que o link building.

No entanto, quando o foco é conquistar relevância na web, é obrigatório se atentar a essa técnica.

Portanto, a seguir, listamos alguns benefícios dela que explicam por que ela é tão fundamental quanto outras modalidades de marketing, como as campanhas no Twitter Ads.

Fazer contatos

Quando seu conteúdo é linkado por sites relacionados, é possível construir parcerias valiosas na esfera virtual.

Não hesite em entrar em contato com domínios relacionados à sua área de atuação. A promoção de conteúdos relevantes é vantajosa para os dois lados.

A longo prazo, cada vez mais pessoas irão conhecer seu site e atestar a qualidade das suas produções.

Qualificação de leads

Os leads são usuários que navegaram pelo seu site, mas ainda não fizeram uma compra ou realizaram alguma ação.

As empresas que têm técnicas avançadas de link building estão trabalhando para qualificar esses leads.

Quanto mais informações eles tiverem, mais propensos a fechar negócio eles estarão.

Essa é uma vantagem muito importante, pois impacta nas demais estratégias de inbound marketing que sua empresa pode vir a adotar.

Construir reputação

O link building é extremamente útil para dar autoridade e boa reputação para a sua empresa.

Além de melhorar o posicionamento das páginas no Google, ele aumenta o tráfego e contribui para a retenção de clientes.

Suponha que uma loja de roupas linkou o blog de uma fábrica de costura. Os clientes que acessarem esse hiperlinks chegarão no site da fábrica com a noção de que ela é uma referência no segmento.

Por isso, o link building vai além das estratégias de otimização para mecanismos de busca. Ele é um atestado da relevância de uma empresa para as pessoas.

Como fazer link building

Para fazer um link building efetivo, é preciso estar ciente das regras de ranqueamento e estratégias de SEO correspondentes.

As plataformas de buscas utilizam vários aspectos para definir a importância de cada página cadastrada, tais como:

  • Link building;
  • Uso de palavras-chaves populares;
  • Conteúdo original;
  • Média de tempo de navegação.

Portanto, a construção de links deve estar integrada a outras estratégias para realmente surtir o efeito esperado.

Além disso, é vital se esforçar para produzir conteúdos que realmente façam a diferença na vida das pessoas interessadas.

Lembre-se de que vale mais a qualidade dos links do que a quantidade de links.

Logo, não compensa encher seus posts de palavras-chaves bastante procuradas se o conteúdo em si está abaixo do padrão de qualidade da plataforma.

Vale ressaltar que é pertinente usar ferramentas para rastrear as menções do seu site. 

Assim, você e sua equipe têm a possibilidade de acompanhar os links que são criados e otimizar estratégias para atrair mais leitores.

Conclusão

À primeira vista, o link building pode parecer apenas um detalhe. No entanto, ele tem impacto direto na repercussão de sites e blogs na internet.

Neste texto, foram destacados esse impacto e quais são os benefícios de se adotar esse tipo de estratégia.

A produção de conteúdo é um segmento em franca expansão. Por isso, não deixe de se atentar ao link building para maximizar seus resultados.

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