Sisu 2023: Veja para que serve a nota de corte e como ela pode te ajudar

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrição aberta referente à 1ª edição de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Vagas oferecidas

O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece, em 2023, mais de 226 mil vagas em instituições superiores públicas.

As oportunidades estão distribuídas em 128 instituições, sendo 63 universidades federais. Os candidatos poderão concorrer a 6.402 opções de cursos de graduação. Veja as universidades com mais vagas para Medicina.

O estado de Minas Gerais lidera com a maior oferta de vagas nesta edição da seleção. No estado mineiro, há 29.116 vagas oferecidas para a seleção, em 19 instituições, sendo 787 oportunidades para Medicina. No total geral, o curso de Medicina oferece 4.596 vagas, em 23 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Sisu 2023: Para que serve a nota de corte?

Conforme as regras da seleção, para chegar aos dados da classificação parcial durante o período de inscrições, o Sistema considera a ordem das notas dos candidatos inscritos por curso, turno e modalidade de concorrência, de acordo com o total de vagas ofertadas. A nota de corte é a nota do último candidato inscrito até o total das vagas disponibilizadas para cada opção de curso, turno e modalidade.

Como os estudantes podem mudar as opções de cursos até o último dia de inscrições do Sisu, ou seja, às 23h59 do dia 24/2, as notas de corte parciais variam a cada dia. Por isso, o estudante deverá ficar atento às notas parciais divulgadas, uma vez por dia, ao longo do período de inscrição.

O candidato, ao perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga desejada, pode alterar a escolha do curso, mas deve fazê-lo se tiver real interesse em ocupar a vaga do curso para o qual consiga atingir a nota de corte. Caso contrário, acabará impedindo que ela seja disputada por quem tem interesse em fazer o curso.

Inscrição Sisu 2023/1

As inscrições serão realizadas até o dia 24 de fevereiro de 2023, por meio exclusivamente do site oficial do processo seletivo do MEC.

No ato da inscrição, o candidato poderá selecionar duas opções de curso, especificando a instituição, local de oferta e turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *