UFMA cancelou o Bônus regional de 20% a partir do Sisu 2022

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) cancelou o bônus regional no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), cuja extinção acontece após decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. (TRF-1).

O referido cancelamento já valerá para a edição do SiSU do primeiro semestre de 2022, a qual terá inscrições no período de 15 a 18 de fevereiro. A UFMA terá 2.613 vagas, distribuídas em diversos cursos de graduação.

De acordo com as regras da Universidade, o bônus regional concedia 20% de acréscimo na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem tivesse feito o último ano do ensino fundamental e todo o ensino médio em escolas públicas e privadas do Maranhão.

Ainda de acordo com a UFMA, a política de reserva de vagas institucional será revisada e aperfeiçoada a partir de discussões com a comunidade acadêmica e os colegiados.

A discussão referente a bonificação regional teve início com a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2017. A alegação era de inconstitucionalidade no bônus e que a ação afirmativa geraria benefício para residentes do Maranhão em relação aos demais candidatos.

No ano de 2020, o MPF recebeu o reitor da UFMA para discussão sobre o bônus regional, sendo que na ocasião, a recomendação do órgão foi a avaliação da reserva de vagas por meio do Conselho Universitário (Consun).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.