INSS: governo discute antecipação do 13º salário

A antecipação do 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um tópico que está sendo constantemente levantado pelo Governo Federal. É desejo do presidente Jair Bolsonaro realizar a antecipação para reaquecer a economia. Entretanto, o orçamento de 2021 do Governo que deveria ter sido aprovado em dezembro/2020 só foi aprovado em março de 2021 pela Câmara dos Deputados.

Esse atraso acabou impossibilitando que o Governo Federal realizasse a antecipação da quantia prevista. Mesmo sinalizando forte desejo de disponibilizar a quantia, o tema ainda está em discussão por questões que envolvem a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021.

Qual o objetivo ao antecipar o 13° salário em 2021?

A antecipação do 13° salário em 2021 é uma medida adotada pelo Governo Federal para que as pessoas usem o dinheiro e façam com que a economia possa girar.

Essa é uma forma de disponibilizar dinheiro em todo o território nacional, para que as pessoas possam voltar a consumir.

Isso é importante no cenário de crise estabelecido pela pandemia, uma vez que, com a liberação de 13° salário mais dinheiro estará circulando no país, gerando emprego e renda.

Além disso, disponibilizar a quantia é uma questão de socorro aos aposentados e pensionistas, que são pessoas que não recebem o auxílio emergencial e que infelizmente estão no grupo de risco do covid-19. Portanto, é uma medida estratégica, que deve ser realizada nos próximos meses.

A liberação de 13° salário antecipado para aposentados, costuma ser dividida em duas parcelas, tendo em vista que, dessa forma, é possível disponibilizar a quantia sem pesar no Orçamento Federal, além de ser uma estratégia para que o dinheiro circule no comércio local por dois meses seguidos.

É preciso ficar de olho no calendário

Por ser uma questão que ainda está em discussão no Governo Federal, é importante que todo beneficiário dessa medida fique atento às notícias e ao calendário de pagamento quando for divulgado, de modo que possa se organizar para usar a quantia do décimo terceiro da melhor forma possível.

É importante lembrar que o décimo terceiro costuma ser utilizado por aqueles que desejam comprar presentes no período do natal, ou até mesmo para fazer a ceia caprichada.

Por isso mesmo, é útil se organizar com a antecipação, para que no final do ano a família não fique desprovida por causa do valor que não será pago novamente.

14º salário

Em 2020, foi discutida a possibilidade de pagamento de um 14° salário. Entretanto, a Câmara dos Deputados não votou a medida a tempo, inviabilizando o pagamento para aqueles que esperavam e precisavam da quantia.

Ao longo de 2021, ainda não está sendo discutida, e talvez nem seja discutida, em função do avanço da vacinação, o que deve ser suficiente para frear a curva de disseminação da doença, minimizando os impactos sociais causados pela pandemia. Dessa forma, aos poucos e seguindo todas as medidas sanitárias, as pessoas possam voltar a trabalhar e o país possa voltar a gerar empregos. Assim, o Governo Federal não precisará mais pagar auxílios e benefícios, uma vez que a própria economia será capaz de gerar emprego para o país.

Existe risco de aposentados ficarem sem essa antecipação?

Sim! Infelizmente, a antecipação é desejada pelo Governo Federal, mas esbarra na questão fiscal.

Caso o Governo não consiga entrar em acordo com a Câmara dos Deputados, é possível que a questão não seja levada à frente.

Para que os beneficiários recebam a antecipação, é importante que a população se manifeste e cobre dos seus candidatos eleitos as medidas necessárias, tendo em vista que a antecipação do décimo terceiro é um socorro para várias famílias que contam com idosos e pessoas dos grupos de risco, que não são beneficiadas pelo auxílio emergencial.

Assim, o 13º salário é uma medida útil para evitar que a instabilidade financeira assole a família em período que é tão delicado para todos.

Portanto, todo tipo de socorro financeiro é útil nesse momento delicado. Especialmente para aqueles que estão mais vulneráveis ao vírus. Resta aguardar e acompanhar as próximas notícias sobre a possibilidade da concessão desse adiantamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *