Pagamento Antecipado do 13º Salário do INSS vai ser liberado

Desde o começo deste ano de 2021, que foi quando os números de novos casos e de óbitos pelo novo vírus voltaram a aumentar de forma considerável no Brasil, o Governo Federal começou a elaborar um conjunto de novas estratégias para combater o avanço da pandemia no país.

Obviamente, nem todas as ideias que foram especuladas nos bastidores do Governo puderam seguir o seu curso no prazo mais adequado. Afinal, o primeiro trimestre do ano já está chegando ao fim e muitas das medidas econômicas previstas ainda não saíram do papel. Mas este momento está cada vez mais perto de chegar. Logo depois de o Auxílio Emergencial 2021 ser aprovado, o Orçamento Público Federal que vai permitir a antecipação dos pagamentos do 13º Salário do INSS já entrou na pauta do Congresso Nacional.

 

Dentro desse movimento de avançar com uma série de medidas econômicas, foram elaboradas algumas estratégias que podem dar o suporte que a Economia do país precisa para enfrentar a crise. Nem todas as ideias foram viabilizadas, mas algumas delas já estão seguindo o seu caminho. Uma delas, por exemplo, foi a aprovação do Auxílio Emergencial 2021, que vai pagar novas parcelas do benefício neste primeiro semestre do ano.

Dentre as novas medidas econômicas do Planalto em 2021, que vem sendo tomadas com o objetivo principal de provocar estímulos ao consumo e de reduzir os danos que vem sendo causados pela pandemia do novo vírus, o Governo Federal fez a proposta de antecipar os pagamentos do 13º Salário para os aposentados e os pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS. A ideia foi colocada em pauta pelo Governo antes mesmo da aprovação do Orçamento Público Federal de 2021.

Logo depois, o Governo fez o anúncio da primeira data de liberação do pagamento antecipado, que seria a partir do mês de fevereiro de 2021. No entanto, principalmente por conta do atraso na aprovação do Orçamento Público Federal deste ano, o Governo se viu em uma situação de gastos limitados, o que impediu a antecipação do pagamento do 13º Salário do INSS no mês em que se previa anteriormente.

Antecipação do pagamento do 13º Salário do INSS

O atraso na aprovação do Orçamento Público Federal 2021 se deu especialmente por conta da PEC Emergencial (Auxílio Emergencial 2021), que ocupou uma boa parte da agenda de retorno às atividades do Congresso Nacional e impediu que outras propostas fossem apreciadas ao mesmo tempo. Com isso, o pagamento da 1º parcela do 13º Salário dos aposentados e pensionistas passou a ser previsto para o mês de abril. Resta saber, portanto, se o Governo vai conseguir cumprir com essa nova previsão.

Até o presente momento, as previsões econômicas indicam que o pagamento antecipado do 13º Salário do INSS para aposentados e pensionistas vai conseguir injetar um valor total de R$ 50 bilhões de reais na economia do país. E embora esse montante isolado não seja o suficiente para a retomada da economia a curto prazo, o Governo vê com bons olhos os resultados que o efeito do pagamento antecipado do benefício pode causar ainda no primeiro semestre do ano.

Em outras palavras, o pagamento antecipado do 13º Salário do INSS não vai resolver por completo a situação econômica em que os aposentados e os pensionistas se encontram atualmente, mas não deixa de ser um sinal de esperança de que a economia pode voltar a dar os seus passos para frente em breve. Afinal, os segurados pelo INSS também representam um grupo que movimenta a economia a sua forma e ao seu jeito. E quanto maior é o valor da aposentadoria ou da pensão, maiores são os estímulos de consumo que o beneficiário recebe quando um pagamento como esse é feito de forma antecipada.

Como a votação do Orçamento Público Federal deste ano está prevista para esta quinta-feira, dia 25 de março de 2021, tudo indica que a novela dos pagamentos antecipados do 13º Salário do INSS pode ter um desfecho ainda nesta semana. Afinal, assim que o orçamento for aprovado, o Governo já deve confirmar quais serão as datas em que o pagamento antecipado do benefício vai ser feito para os aposentados e pensionistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *