INSS: Veja como fazer o acerto pós-perícia

Quando se deseja solicitar o Benefício por Incapacidade Temporária, antes chamado de auxílio-doença, o solicitante passa por uma verificação médica. Esta pode acontecer pessoalmente em uma das Agências da Previdência Social ou online com a apresentação do atestado médico no portal Meu INSS.

Como verificar o resultado da avaliação médica?

Após a perícia, o resultado pode ser acessado no próprio dia, a partir das 21h. Para isso, basta utilizar o app Meu INSS ou ligar para o 135.

Caso o resultado não esteja disponível, possivelmente ocorreu algum erro relacionado a dados pessoais ou de emprego desatualizados. Resolva essa pendência agendando o “Acerto pós-perícia” pelo 135.

Entendendo o Benefício por Incapacidade Temporária

Esse benefício é voltado para aqueles segurados do INSS que estão impossibilitados de trabalhar por mais de 15 dias seguidos, seja por enfermidade ou acidente.

Para ter direito, o cidadão deve ter pelo menos 12 contribuições mensais, a menos que a incapacidade seja decorrente de doença ou acidente de trabalho previstos em lei. Se o segurado deixar de contribuir, ele precisa cumprir metade do período de carência para recuperar o benefício.

Documentação essencial ao solicitar

Para validar a incapacidade, é preciso fornecer atestado médico e evidências médicas, como exames e laudos. Importante: mantenha-se atualizado no portal ou app Meu INSS e cheque seu e-mail para notificações e possíveis atualizações de cadastro.

Melhorias e serviços do INSS

Na região do Cariri, no Ceará, os segurados já podem contar com um processamento mais ágil do Benefício por Incapacidade Temporária. Em Juazeiro do Norte (CE), por exemplo, o INSS já eliminou todas as pendências de “acerto pós-perícia”.

Atualizações do portal Meu INSS

Em Fortaleza, após o mutirão de perícias médicas nos dias 22 e 23 de junho, foi oferecido o serviço de “acerto pós-perícia”. A atividade resultou em 519 avaliações médicas.

Em Sobral, uma das maiores Agências da Previdência Social da região, o segurado é orientado a ligar para o 135 caso o resultado da avaliação médica não seja divulgado no dia previsto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *