INSS: Familiares não devem receber benefícios do Segurado falecido, veja o que fazer

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possui atualmente mais de 37 milhões de segurados e pensionistas.

O calendário anual de pagamentos das aposentadorias, pensões e demais benefícios de 2023 é liberado mensalmente a seus segurados, os quais podem sacar os benefícios de várias formas, seja de forma digital, ou em agências bancárias ou lotéricas.

INSS: Familiares não devem receber benefícios de segurados falecidos

De acordo com o INSS, após a morte do segurado, os familiares não deverão sacar o benefício do INSS, mesmo que a pessoa tenha direito à pensão por morte.

Para evitar o pagamento de benefícios a quem já morreu, o INSS mantém uma série de procedimentos de controle, tais como o uso de dados de óbitos fornecidos pelos cartórios de registro civil.

No entanto, os familiares também podem ainda comunicar o falecimento ao INSS via telefone 135, ou ainda pelo Meu INSS (site ou aplicativo). Para isso, basta selecionar o serviço “Solicitar Desistência/Encerramento/Renúncia de Benefício”.

Importante lembrar que o recebimento indevido do pagamento de segurado falecido pode gerar cobrança administrativa por parte do INSS.

Como consultar informações relativas ao Instituto?

Via app, o beneficiário do INSS tem acesso às opções abaixo relacionadas:

  • Benefício – número do benefício; quantidade de parcelas; dados da conta bancária para crédito;
  • Parcelas – situação da parcela (disponível, paga, bloqueada, devolvida ao INSS ou não localizada); valor; competência; validade; canal e data de pagamento;
  • Prova de vida – data da última prova de vida realizada;
  • Calendário de Pagamentos;
  • Perguntas Frequentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *