Dataprev libera consulta do Auxílio Emergencial pelo CPF, veja como fazer

No site oficial da Dataprev já está disponível a consulta ao resultado da verificação mensal dos cadastros do Auxílio Emergencial 2021.

Nesse sentido, os cidadãos que desejam saber como está a situação do seu Auxílio Emergencial podem então entrar no site da Dataprev e fazer a consulta do benefício por meio do Cadastro da Pessoa Física (CPF).

Veja aqui o passo a passo para fazer a Consulta do Auxílio Emergencial pelo CPF.

Sobre a Dataprev

A Dataprev é a instituição parceira tecnológica do Governo Federal desde o começo dos pagamentos do Auxílio Emergencial. Lembrando que o benefício começou a ser pago no mês de março do ano passado. Portanto, foi nesta época que a Dataprev começou a trabalhar nesta parceria específica com a União, cumprindo assim o seu papel de analisar e gerenciar os dados que chegavam das inscrições dos cidadãos para receber o Auxílio.

Em resumo, a Dataprev teve e continua a ter a responsabilidade de auxiliar o Ministério da Cidadania no processo de reconhecimento do direito de um cidadão em receber os valores do benefício.

Por conta disso, a empresa realiza, a cada mês, a revisão de todos os cadastros. E isso é feito por meio do cruzamento de dados em 27 bancos de dados que são indicados pelo Ministério ao órgão.

Como consultar Auxílio Emergencial pelo CPF

Se você já vinha recebendo as parcelas anteriores do Auxílio Emergencial 2021 e então quer saber se está na lista dos próximos pagamentos do benefício daqui em diante, fique sabendo que é possível fazer a consulta pelo CPF.

A consulta do Auxílio Emergencial pelo CPF está disponível no site da Dataprev, por meio do seguinte endereço web: consultaauxilio.dataprev.gov.br.

Ao entrar no site da Dataprev que foi indicado logo acima, você só precisa preencher o número do documento de identificação, o nome completo e, posteriormente, a data de nascimento para que seja possível verificar as seguintes informações:

  • Resultado das análises
  • Data de recebimento e de envio dos pedidos entre os sistemas Dataprev e a Caixa Econômica Federal (CEF)
  • Motivo da negativa do benefício
  • Situação da 2ª solicitação
  • Fazer contestação do pedido negado (se assim o beneficiário considerar necessário)

Contestação do Auxílio Emergencial

Caso o cidadão faça a consulta do Auxílio Emergencial pelo CPF e encontre o seu benefício negado ou o pagamento de alguma parcela futura cancelado, o beneficiário poderá usar o próprio site da Dataprev para fazer a sua Contestação do Auxílio Emergencial.

O prazo que foi definido pelo Governo Federal para entrar com um pedido de contestação é de 10 (dez) dias, contados a partir da data de divulgação do resultado no sistema por parte da Dataprev.

A Contestação do Auxílio Emergencial pode ser feita quando se clica no botão de “Contestar” para informar os dados que são exigidos logo em seguida.

E logo depois que for finalizada a contestação do auxílio emergencial, a Dataprev vai realizar um novo processamento do cadastro a partir de dados mais atualizados que podem ser encontrados nas bases de dados aos quais a instituição tem acesso.

Caso o resultado da contestação seja de uma não aprovação definitiva, o cidadão vai ter o seu benefício analisado novamente no mês seguinte, com o principal objetivo de que as análises que foram realizadas anteriormente se aproximem o máximo que for possível da situação socioeconômica atual do cidadão.

Auxílio Emergencial pode ser cancelado depois de análise mensal da Dataprev

Mesmo depois de ser aprovado para receber as parcelas mensais do Auxílio Emergencial 2021, o beneficiário ainda pode perder o benefício caso a Dataprev ou o Ministério da Cidadania encontrem alguma inconsistência nas informações que foram analisadas anteriormente e que são revisadas a cada mês.

O cancelamento do Auxílio Emergencial acontece por que as instituições que estão envolvidas na verificação dos dados fazem o cruzamento das informações todos os meses antes de liberar o pagamento de uma nova parcela.

No fundo, esta é uma das formas de melhor garantir que os recursos financeiros que são destinados para o Auxílio Emergencial sejam pagos para os cidadãos que, de fato, continuam a atender aos requisitos de recebimento do benefício emergencial.

Por conta deste motivo, o Ministério da Cidadania se uniu em parceria com a Receita Federal, a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União com o objetivo de fazer a análise de todos os cadastros, sem exceção, incluindo até mesmo quem já foi aprovado no Auxílio Emergencial 2021 anteriormente.

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